A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu novo prazo para pagamento  da taxa de inscrição do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2023 e do Vestibular de Música. A guia agora poderá ser paga até a próxima terça-feira, 20 de setembro. 

A medida vale apenas para candidatos já inscritos, e que não fizeram o pagamento ou tiveram problemas bancários ou técnicos. Basta acessar a Área do Candidato e gerar nova Guia de Recolhimento da União (GRU) até a data citada. O pagamento deve ser feito exclusivamente no Banco do Brasil, de acordo com os horários de compensação bancária.

Acesse a Área do Candidato para gerar a GRU

A instituição irá aceitar também os pagamentos realizados após o dia 9 de setembro, que era, anteriormente, o prazo final para pagamento. Para conferir, o candidato deve acessar a Área do Candidato e verificar se consta a informação “Pagamento Realizado”. Essa atualização do status demora até dois dias úteis. Caso a confirmação não apareça, é possível enviar a dúvida pelo e-mail copese@ufjf.br, anexando o comprovante de pagamento.

Para o Pism 2023, a taxa de inscrição é de R$150 em todos os três módulos do programa. Já para o Vestibular de Música, a taxa é de R$90. Pagamentos efetuados após o dia 20 de setembro serão desconsiderados, sem efetivação da inscrição. Também é preciso ficar atento a agendamentos feitos fora desta data.

O valor da taxa de inscrição é diretamente recolhido ao Tesouro Nacional e, portanto, não poderá ser restituído, independentemente do motivo. É também vedada a transferência do valor pago para terceiros ou a permuta da inscrição para outras pessoas. A taxa de inscrição é válida apenas para o Pism 2023 ou para o Vestibular de Música 2023. 

Comprovante definitivo de inscrição

O comprovante definitivo de inscrição do Pism deve ser acessado e impresso pelo candidato a partir das 15h do dia 8 de novembro de 2022 até as 12h do último dia de provas do processo seletivo. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) não enviará diretamente o comprovante definitivo ao candidato por correios ou e-mail. 

Provas

As provas do Pism serão realizadas em cinco cidades, de acordo com a escolha do candidato no ato da inscrição: Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda, nos dias 3 e 4 de dezembro. Já os candidatos dos cursos de Música realizam provas de habilidade específica e de teoria e prática musical, nos dias 16, 25 e 26 de outubro, no Instituto de Artes e Design da UFJF. 

As notas do Módulo III do Pism serão divulgadas em 19 de janeiro de 2023. O resultado final, após interposição e análise de recursos, sai no dia 2 de fevereiro. As notas dos Módulos I e II devem ser divulgadas em 14 de março de 2013 e o resultado final será publicado em 23 de março de 2023. 

Já no caso do Vestibular de Música, o resultado da prova de habilidade específica será divulgado em 8 de novembro, e o resultado final em 2 de fevereiro de 2023. 

Acesse os editais retificados e confira outras informações sobre o pagamento da taxa de inscrição no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese)

Outras informações:

Pism 2023

Vestibular de Música