Termina nesta segunda-feira, 5, às 18h, as inscrições para o Programa do Ingresso Seletivo Misto (Pism) e para o Vestibular de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O formulário de inscrição deve ser preenchido na na Área do Candidato.

O programa, que prevê provas ao final de cada ano do Ensino Médio, será aplicado nos dias 3 e 4 de dezembro de 2022 para os candidatos de todos os módulos, nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda. As informações sobre o processo seletivo podem ser acessadas no edital. Já o Vestibular de Música utiliza as notas do Enem, além da aplicação de prova de habilidade específica (teoria e prática musical).

Para aqueles que estão no módulo III do Pism são oferecidas 2.263 vagas em 75 cursos de graduação, sendo 1.903 para o campus Juiz de Fora e 360 para Governador Valadares. As vagas são distribuídas de acordo com o sistema de cotas e podem ter entrada no primeiro e/ou no segundo semestre de 2023. Para o Vestibular de Música são oferecidas 35 vagas para os cursos de bacharelado e licenciatura em Música. 

Inscrições devem ser feitas pela Área do Candidato com o CPF do próprio participante.

Inscrições e pagamento

Todo o processo de inscrição é feito exclusivamente on-line. O candidato deve ler atentamente as instruções, preencher os dados solicitados no requerimento de inscrição e, obrigatoriamente, ao concluí-la, gerar no site a Guia de Recolhimento da União (GRU), correspondente à taxa de inscrição no valor de R$ 150. O pagamento deve ser feito até as 18h do dia 9 de setembro, exclusivamente pelo Banco do Brasil, respeitados os horários de compensação bancária. A taxa de inscrição do Vestibular de Música é de R$90, e também deve ser paga até o dia 9.

A UFJF não se responsabiliza por erros e falhas ocorridas no sistema bancário, por exemplo, pagamentos realizados em outros bancos, agendamentos que não foram debitados no prazo correto ou por insuficiência de saldo, entre outros. 

Vale destacar que o valor pago referente à taxa de inscrição é diretamente recolhido ao Tesouro Nacional e, por isso, não pode ser restituído, independentemente do motivo. É também vedada a transferência do valor pago para terceiros, assim como a permuta da inscrição para outras pessoas. A taxa de inscrição terá validade apenas para o Pism 2023.

Atendimento especial

Os candidatos que necessitam de atendimento especial e/ou solicitam o nome do uso social para realizar as provas também devem fazer o pedido no momento da inscrição, anexando documentos digitalizados que comprovem a necessidade, até 5 de setembro.

Pessoas com deficiência devem anexar à inscrição cópias digitalizadas do laudo médico e demais documentos comprobatórios. Já os candidatos que se sentirem impedidos de fazer a prova no sábado, por motivos religiosos, devem anexar cópia digital de atestado comprobatório da confissão religiosa, emitido pelo representante qualificado de sua comunidade religiosa.

Comprovante definitivo de inscrição

O comprovante definitivo de inscrição deve ser acessado e impresso pelos próprios candidatos a partir de 8 de novembro de 2022 até somente as 12h do último dia de provas. A UFJF não enviará o documento pelos Correios, nem o entregará pessoalmente.

Resultados

A previsão é de que as notas das provas do Módulo III do Pism sejam divulgadas no dia 19 de janeiro de 2023. O resultado final, após a interposição e análise dos recursos, sai no dia 2 de fevereiro. As notas das provas dos Módulos I e II devem ser divulgadas no dia 14 de março de 2023, sendo o resultado final publicado em 23 de março de 2023.

Outras informações: copese@ufjf.br