Com o objetivo de compor as comissões própria de Avaliação, no campus-sede (CPA-JF), e Setorial, em Governador Valadares (CSPA-GV), a Comissão Eleitoral designada pela CPA da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), publicou edital, no dia 25 de julho, para normatizar o processo de escolha de representantes para mandatos de dois anos. As inscrições para as candidaturas podem ser feitas pelo Siga, de 24 de agosto a 8 de setembro.

Servidores e estudantes podem se candidatar para mandatos de dois anos (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Segundo o edital, as Comissões contam com 23 membros no total. Para os cargos de representação docente, é preciso ser do quadro efetivo e permanente da UFJF; para discentes, o candidato deve estar regularmente matriculado em cursos de graduação ou pós-graduação, com status ativo. Já para os técnico-administrativos em Educação (TAEs), o servidor precisa ser do quadro efetivo.

Segundo um dos membros da Comissão Eleitoral e técnico em Assuntos Educacionais da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc) da UFJF, Márcio Sá Fortes, em 2022 haverá duas diferenças em relação aos processos anteriores. “Em primeiro lugar, as candidaturas devem ser feitas de forma individual. Antes, eram compostas por um titular e um suplente. Outra mudança para a CPA-JF é que as candidaturas para as vagas de docentes não estão mais relacionadas às áreas de conhecimento. Agora, todos irão disputar as vagas, ficando apenas separada uma vaga para professores da Educação Básica do Colégio de Aplicação João XXIII.”

O que é a CPA?
Trata-se de um comitê obrigatório nas instituições de ensino superior com autonomia em relação a outros conselhos e demais órgãos colegiados. É composta por membros indicados e eleitos, cuja representatividade abrange estudantes, professores e servidores técnico-administrativos da UFJF, havendo também membros da sociedade civil organizada.

O que faz a CPA?
Planeja e executa ações de autoavaliação da UFJF. Isso quer dizer que a CPA é responsável por coordenar anualmente o levantamento de informações internas dos mais diversos setores da instituição, partindo da elaboração do método de avaliação, passando por sua implementação junto à comunidade acadêmica (docentes, discentes e TAEs) e pela análise dos resultados obtidos, até a elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional (RAAI).

Qual a importância da CPA?
Todas as ações da CPA têm como fundamento apurar, com veracidade e transparência, demandas, avanços e fragilidades da UFJF, valorizando opiniões e sugestões daqueles que vivenciam a universidade. A finalidade é compilar no RAAI dados acadêmicos, sociais e de gestão que possibilitem à UFJF traduzir e compreender sua realidade. É a partir dessa reflexão que políticas de planejamento administrativo e pedagógico são mais bem norteadas, refletindo diretamente na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pela UFJF. O RAAI também é instrumento indispensável que orienta o Inep/MEC durante os processos de reconhecimento dos cursos e de recredenciamento da instituição.

“Através da participação na CPA e CSPA, os servidores contribuem de forma efetiva para as ações de autoavaliação institucional. Simultaneamente, aprofundam conhecimento e assimilam experiências sobre a gestão e o desempenho organizacional da UFJF. A representatividade dos servidores técnico-administrativos e docentes é fundamental para a constituição abrangente dessas comissões, que também são compostas por estudantes e membros da sociedade civil organizada, o que promove diversidade de pensamento daqueles que vivenciam a UFJF, ressalta a representante docente do CPA e professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Pamela Gerheim.

Confira o edital na íntegra