Entre os dias 24 de agosto e 18 de setembro, professores e estudantes de 59 cursos presenciais e a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) podem responder ao questionário de disciplinas referente ao primeiro semestre de 2022. O documento poderá ser acessado remotamente, via Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga).

Segundo a secretária executiva da Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi), Gisella Meneguelli, o período de avaliação de disciplinas é um momento para a UFJF coletar opiniões de docentes e estudantes sobre as disciplinas ministradas nos semestres letivos avaliados. Os resultados da autoavaliação permitem que a UFJF promova melhorias institucionais, acadêmicas e, especificamente, nos processos de ensino-aprendizagem.

“Por isso, é fundamental que as respostas ao instrumento sejam dadas de forma crítica e consciente, para que os seus resultados permitam refletir a qualidade das disciplinas e, também, subsidiar ações de planejamento para os cursos avaliados”, enfatiza Gisella. “Para tal, é fundamental a ampla participação da comunidade acadêmica para o alcance de um volume significativo de respostas para a elaboração dos relatórios para cursos e departamentos usarem-nos como instrumento de melhoria dos seus processos acadêmicos.”

Os relatórios são públicos e, ao final do período de respostas, os dados são disponibilizados na página da Diavi. É garantido o sigilo aos respondentes. Docentes têm acesso às avaliações que foram feitas para as respectivas disciplinas através de espaço próprio, no Siga.

Ao final de cada semestre letivo a ferramenta é disponibilizada no Siga dos alunos e professores. Os interessados podem ainda enviar sugestões para o e-mail questionario.ufjf@gmail.com para o seu aprimoramento. A participação no questionário não é obrigatória.

Outras informações: Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi)

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf