Waneska Alves (coordenadora), Rômulo Gusmão (superintendente Regional de Saúde) e Leandro Cardoso (diretor do ICV, que reúne os cursos de saúde do campus) na abertura das atividades.

O campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) e a Superintendência Regional de Saúde (SRS-GV) realizaram nesta segunda-feira, 15, a abertura oficial do ‘PET-Saúde GV: Ações para o Fortalecimento da Gestão e da Assistência em Saúde na Macrorregião Leste de Minas Gerais’. No evento, os integrantes de cada grupo foram apresentados e conheceram suas atribuições, objetivos, metas, ações e cronograma do projeto.

Aprovado em segundo lugar em um edital nacional dos ministérios da Saúde e Educação – o Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) – o projeto, segundo a coordenadora Waneska Alexandra Alves, busca “promover espaço de reflexão sobre as políticas públicas de saúde, os desafios norteadores da academia e do serviço frente às reais necessidades do usuário do Sistema Único de Saúde no nível regional e as mudanças alinhados às Diretrizes Curriculares Nacionais e aos eixos da Gestão e da Assistência à Saúde”.

O projeto será executado conjuntamente por professores, técnicos da SRS-GV e estudantes de todos os cursos da área da saúde do campus.

Professora do Departamento de Nutrição do campus, Alves é entusiasta e defensora de uma relação estreita entre ensino e serviço, e conta que sua atuação à frente do Observatório de Epidemiologia Aplicada ao Sistema Único de Saúde (Epi-Obs) e de outras iniciativas semelhantes demonstrou a necessidade de uma dedicação maior da universidade em relação a assistência à saúde na macrorregião leste de Minas Gerais.

Ainda na avaliação da docente, a implementação do projeto vai ajudar a “instrumentalizar e impulsionar ações, fortalecer e consolidar movimentos preexistentes na direção da formação acadêmica de qualidade em interface aos anseios do SUS macrorregional, impactando na aquisição de competências, organização dos serviços de saúde e na prática dos profissionais”.

As atividades do projeto devem durar até julho do próximo ano. Ao todo, 62 participantes – docentes e estudantes dos cursos de saúde do campus e técnicos da SRS – participarão da iniciativa, que vai receber mais de R$400 mil do Ministério da Saúde para execução. Todos os cursos de saúde do campus integram a ação, que beneficiará os 51 municípios da região.

Dois projetos da UFJF são aprovados em programa nacional de educação para a saúde

PET-Saúde abre seleção para 40 bolsistas em Governador Valadares