O projeto “PET-Saúde Governador Valadares: Ações para o fortalecimento da gestão e da assistência em saúde na Macrorregião de Leste de Minas Gerais”, com atuação no Sistema Único de Saúde – SUS, nível macrorregional, está com inscrições abertas para 40 bolsistas.

Para se inscrever, o candidato precisa estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação do Instituto de Ciências da Vida do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (ICV/UFJF-GV); ter sido aprovado nas seguintes disciplinas, em conformidade com seu curso: Saúde Coletiva (EDF041GV) para Educação Física, Saúde Coletiva I (MED013GV) para Odontologia ou Sistemas de Saúde (MED078GV) para Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Nutrição; bem como ter disponibilidade de, no mínimo, 8 horas semanais em horário comercial para se dedicar ao cumprimento das atividades presenciais e virtuais do projeto; e disponibilidade para participar de reuniões após esse horário.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas até o dia 12 de julho através do formulário disponível aqui.

Confira o edital para obter mais informações.

Clique aqui e confira a retificação do edital.

Sobre o projeto

O projeto “PET-Saúde Governador Valadares: Ações para o Fortalecimento da Gestão e da Assistência em Saúde na Macrorregião Leste de Minas Gerais” foi aprovado em segundo lugar no Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde), dos ministérios da Saúde e Educação.

Coordenado pela professora Waneska Alexandra Alves, o programa promove a formação de estudantes através do trabalho junto à comunidade, com atividades que reúnem ensino, pesquisa e extensão universitária, em parceria com as secretarias de saúde.

Professores de todos os cursos da área de saúde do campus GV participaram da criação da proposta. Segundo Waneska, a ideia nasceu a partir da percepção da necessidade de um reforço na assistência à saúde na macrorregião leste de Minas Gerais, em meio à prática no Observatório de Epidemiologia Aplicada ao Sistema Único de Saúde (Epi-Obs).

“A proposta é realizar o trabalho com diferentes focos de atuação, como sistemas de informação sobre saúde – algo que se mostrou tão importante na pandemia, apoio ao diagnóstico, rede materna infantil e rede de pacientes crônicos, com o devido fortalecimento dessas redes”, afirma Waneska. Ao todo, a proposta engloba cinco grupos de trabalho voltados à gestão e à assistência em saúde.

*notícia atualizada no dia 8 de julho, às 16h34