No Brasil, a Cannabis sativa é popularmente chamada de maconha, além de outras definições que variam entre pejorativas e elogiosas, desde “erva do diabo” até “patrimônio vegetal da humanidade”. A mesma planta protagoniza outras situações paradoxais: o mesmo país que autoriza a comercialização de 18 produtos farmacêuticos à base de Cannabis também condena pessoas – em sua grande maioria, nas periferias – pelo porte de 4 gramas da mesma planta. Para discutir tanto o uso terapêutico quanto as questões morais e sociais em torno da utilização da maconha, o podcast Encontros A3 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) convidou os pesquisadores Nádia Raposo e Paulo Fraga.

> Escolha seu aplicativo de preferência para ouvir o podcast Encontros A3

Nádia Raposo é doutora em Toxicologia pela Universidade de São Paulo e professora titular da Faculdade de Farmácia da UFJF. Atualmente, é coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Ciências da Saúde (NUPICS). Já Paulo Fraga é doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo e professor do Instituto de Ciências Humanas da UFJF. Atualmente, coordena o Núcleo de Estudos sobre política de drogas, violências e direitos humanos (NEVIDH) e o Laboratório Social da Cannabis.

Durante a conversa com a jornalista Laís Cerqueira, os pesquisadores abordam as propriedades medicinais da planta – que é usada para tratar doenças como autismo, epilepsia, Alzheimer, fibromialgia, depressão e enxaqueca crônica, por exemplo –, o histórico do uso da maconha no país, quais são os riscos em utilizar a Cannabis e, por fim, as questões morais, sociais e políticas a respeito da planta no Brasil; neste último ponto, temas como a Lei de Drogas de 2006, o Projeto de Lei 399/2015 e o encarceramento em massa brasileiro são citados.

O Encontros A3 integra os conteúdos de jornalismo científico e cultural produzidos pela Revista A3 da UFJF. Os episódios do podcast trazem assuntos de interesse público discutidos por pesquisadores e convidados, buscando democratizar o acesso ao conhecimento e à ciência.

O episódio sobre a Cannabis está disponível nas principais plataformas de podcasting, como Spotify, Deezer, Google Podcasts e Apple Podcasts. Para escolher sua preferida para ouvir o programa, clique aqui. O podcast foi gravado nos estúdios da Rádio Facom da UFJF pelo estudante Gabriel Magacho, com o apoio da jornalista Bárbara Duque e dos professores Álvaro Americano e João Malerba.

Outras informações:
Baseada em indicações de pesquisadores da UFJF, a equipe da Diretoria de Imagem Institucional reuniu dicas de conteúdo para você saber mais sobre os temas abordados nesse episódio.

🎧 Glamorização da maconha não é boa para ninguém, diz historiador (Jul/2022): O episódio do podcast Ilustríssima Conversa (Folha de S. Paulo) recebeu Jean Marcel Carvalho França, professor da Unesp e autor do livro “História da maconha no Brasil”.

📄 Canabinóides podem ter papel essencial no tratamento de doenças neurológicas (Mai/2022): O artigo da Agência Bori, baseado em pesquisa do Laboratório de Neuroproteômica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), aponta que essas substâncias podem estimular ou bloquear processos do funcionamento dos neurônios.

📄 Pele alva, pele alvo e o encarceramento em massa (Jun/2021): Originalmente publicado no Washington Post, esse artigo da Ponte Jornalismo aborda os paradoxos da política de combate às drogas na América Latina.

▶️ Ilegal – a vida não espera (Fev/2021): Um filme brasileiro de 2014, disponível na íntegra on-line, que aborda a patologização, a penalização e a politização relacionada ao uso de medicamentos à base de Cannabis para o tratamento de diversas doenças.

📄 Cannabinoids for the treatment of mental disorders and symptoms of mental disorders – a systematic review and meta-analysis (Dez/2019): Artigo científico publicado no periódico The Lancet, feito por pesquisadores a partir da análise de provas para determinar a eficácia e a segurança do uso de todos os tipos de canabinóides medicinais para o tratamento variados distúrbios mentais.

▶️ The Scientist (Ago/2015): Um documentário que conta a história do cientista Raphael Mechoulam, um dos primeiros pesquisadores a estudar as propriedades medicinais da Cannabis e de seus componentes.

> Escolha seu aplicativo de preferência para ouvir o podcast Encontros A3