Entre as décadas de 1940 e 1950, eram registrados os primeiros retratos de trabalhadores brasileiros em fotografias dignas de estúdio. O retrato, que até então se destinava a estampar apenas a sociedade burguesa, começa, assim, a chegar à classe operária. É sobre a história desse profissional e suas obras que fala o livro “Assis Horta – um fotógrafo popular”, de Cleber Soares, com lançamento nesta quinta-feira, 11, às 19h,  no Forum da Cultura. 

(Foto: Divulgação Livro Assis Horta, um fotógrafo popular)

O livro é fruto da dissertação de mestrado de Soares, defendida em 2019 através do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes e Design (IAD-UFJF). “Assis Horta, tema do meu estudo, tinha falecido quase aos 100 anos, em 2018, e eu, após a defesa, ainda contava com algumas informações interessantes sobre o trabalho do fotógrafo. Então, posso dizer que o livro traz um pouco mais de história do que a dissertação e em uma linguagem menos acadêmica. A minha intenção é que qualquer pessoa que goste de fotografia possa ler e entender a obra.” 

O autor busca mostrar como a produção de Assis Horta foi rica e diversificada, dando destaque ao registro de pessoas negras em estúdio, nos moldes da fotografia tradicional, à qual apenas a elite branca possuía acesso no século XIX. Também tem enfoque a importância fundamental dele para o tombamento de sua cidade natal, Diamantina, pela Unesco, em 1930, sendo um dos primeiros “fotógrafos do Patrimônio”, como eram chamados os profissionais que trabalharam pioneiramente no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ainda nas décadas de 1940 e 1950. 

(Foto: Divulgação Livro Assis Horta, um fotógrafo popular)

“Os registros fotográficos de Assis Horta são fundamentais para o estudo sociológico e cultural de Minas Gerais e do Brasil. “Quem ler o livro ainda vai descobrir que o ‘seu’ Assis foi um esposo apaixonado, pai zeloso, amigo dedicado, árduo trabalhador e cidadão sempre envolvido em causas sociais”, ressalta Soares.

O autor foi contemplado no Edital do Programa Cultural Murilo Mendes, da Funalfa, em 2019. No entanto, com a pandemia de Covid-19 e a necessidade do isolamento social, o lançamento precisou ser adiado. “Fazer o evento de forma segura e em um local onde os protocolos de segurança para proteção da saúde estão sendo levados a sério foi, para mim, fundamental e determinante. Outro motivo que me deixa muito entusiasmado é que o Forum é atuante na disseminação de cultura na cidade há muito tempo e é vinculado à UFJF,  instituição que me acolheu como mestrando em 2017 e com a qual mantenho vínculo afetivo até hoje.” 

(Foto: Divulgação Livro Assis Horta, um fotógrafo popular)

O autor
Cleber Soares é designer pela Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Artes, Cultura e Linguagens pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes e Design (IAD-UFJF), e especialista em Ensino de Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita, sendo obrigatória a utilização de máscara no interior do prédio. 

Outras informações
www.ufjf.edu.br/forumdacultura
E-mail: forumdacultura@ufjf.br
Instagram: @forumdaculturaufjf
Facebook: /forumdaculturaufjf
Telefone: (32) 3215-3850