No ano de 1972, um grupo de músicos se reuniu, em Belo Horizonte, para se tornar referência na história da Música Popular Brasileira (MPB). Naquele ano, Milton Nascimento, Toninho Horta, Wagner Tiso, Beto Guedes e os irmãos Márcio e Lô Borges, entre outros, lançaram o álbum “Clube da Esquina”, que completa seu aniversário de 50 anos em 2022.

Para celebrar o grupo e o cinquentenário de um disco que marcou época, acontece nesta terça, dia 9, o espetáculo musical Tributo ao Clube da Esquina, fruto da disciplina Oficina de Espetáculos Didáticos, oferecida no curso de Música pelas professoras Luana Oliveira e Mariana Galon. A apresentação, gratuita, será às 19h30 no Anfiteatro do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),

O elenco é composto por alunos dos cursos de Música e dos Bacharelados em Nutrição e Psicologia, e tem a colaboração de outros alunos e ex-alunos da Música, do professor da Faculdade de Educação (Facec), Marcus Medeiros, de artistas do Coro Acadêmico e da Orquestra Sinfônica Pró-Música. Segundo a professora Luana Oliveira, a disciplina Oficina de Espetáculos Didáticos também é ofertada a alunos de outras unidades da UFJF.

“O intuito é oferecer aos estudantes a oportunidade de montar um espetáculo completo, passando pela idealização do seu tema, escolha de repertório, montagens de palco, de cena, de figurino. A proposta final é que eles possam apresentar esse resultado em forma de concerto ou espetáculo musical”, comenta Luana.

“De tudo se faz canção”

“Clube da Esquina” foi eleito, recentemente, por um grupo de jornalistas, youtubers, podcasters, produtores e músicos o melhor disco já lançado no país. Para a eleição, cada jurado fez uma lista dos 50 melhores álbuns brasileiros e as 500 obras mais votadas serão divulgadas no livro “Os 500 maiores álbuns brasileiros de todos os tempos”, ainda não publicado.

“Cravo e Canela”, “O que foi feito de Vera”, “Tudo o que você podia ser”, “Girassol”, “Nuvem cigana”, “Fazenda”, “Trem azul” e “Clube da Esquina 2” – canções bastante conhecidas do público – estarão no repertório do espetáculo apresentado no IAD. “Por meio dessas músicas marcantes do grupo e de seus parceiros, o nosso tributo vai falar de política, esperança, amizade, amores e nostalgia, como quem se encontra com um amigo na estação de trem em um dia qualquer e começa a prosear”, detalha Luana.

Serviço:

Tributo ao Clube da Esquina

Data: 9 de agosto de 2022

Horário: 19h30

Local: Auditório Geraldo Pereira / Instituto de Artes e Design (IAD) – UFJF

Entrada gratuita