O programa de extensão Nifram integra a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica em Governador Valadares. (Imagem: Nifram)

O Núcleo de Integração e Fortalecimento da Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência (Nifram) participou, no último sábado, 6, de uma ação social realizada com a comunidade do bairro Altinópolis, em Governador Valadares. O objetivo foi celebrar e conscientizar sobre o Agosto Lilás, mês dedicado às comemorações dos 16 anos da Lei Maria da Penha. Os participantes foram orientados sobre vacinação, benefícios sociais e outros direitos, além de demais atividades.

A ação foi iniciativa de uma rede que inclui, além do Nifram, diversos órgãos responsáveis por lidar com as vítimas e agressores: Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, polícias Civil e Militar, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas e secretarias de Saúde e de Assistência Social.

Fortalecendo a rede de proteção às mulheres

Criado em 2018, inicialmente como projeto, o Nifram é um programa de extensão do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) voltado para a integração e o fortalecimento da rede protetiva de atenção às mulheres em situação de violência.

Atualmente, o programa reúne vários outros projetos dedicados à temática. É o caso do ‘Nifram por Elas’, que capacita os beneficiários envolvidos diretamente na rede, e do ‘Nifram: Mapeamento do Processo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência’. As iniciativas são coordenadas, respectivamente, pelos professores Nathalia Carvalho e Leonardo Lemos.

Trabalhando em conjunto com profissionais que atuam na ponta do atendimento, como agentes comunitários de saúde, enfermeiros, assistentes sociais e policiais, programa e projetos buscam, além de outras estratégias, combater as práticas discriminatórias de gênero e redesenhar o fluxo de atendimento às vítimas.

Para a coordenadora do Nifram e professora do curso de Administração do campus, Juliana Goulart, “o enfrentamento da violência não ocorre de maneira eficaz e que perdure ao longo do tempo se os diversos membros da rede de atendimento não se fizerem presentes e ativos em sua atividade cotidiana e em suas construções estratégicas”. Goulart divide a coordenação com a docente Mariana Lage.

A Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica

As histórias do Nifram e da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica em Governador Valadares se confundem. No mesmo ano em que foi criado, o programa de extensão já começou a fomentar a ideia da articulação dos diversos atores responsáveis por lidar com o tema. Participou ativamente da estruturação dos trabalhos, capacitações, treinamento para os integrantes da rede e promoção de eventos sociais para a comunidade.

O bairro Altinópolis foi beneficiado pela ação do sábado. (Imagem: Nifram)

Foi mesmo um trabalho de formiguinha, com a coordenadora do programa e a promotora de Justiça Carla Salaro visitando vários órgãos para buscar a adesão deles à rede. E considerando o evento do último sábado, parece que todo esse esforço valeu a pena. “Vimos todos os órgãos articulados, fazendo seus trabalhos individuais e os coletivos, para que a ação fosse um sucesso. Nós enquanto Nifram temos muito orgulho da relação de confiança, respeito e parceria que estabelecemos com cada ator da rede nesses cinco anos de trabalho”, avalia Goulart.

A importância desse trabalho conjunto entre os entes estatais e a comunidade fica claro a partir do depoimento do juiz da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Governador Valadares, Vinícius da Silva Pereira. “Nós verificamos que essas mulheres necessitam muito que o Estado e a sociedade civil organizada estejam presentes para que possa haver uma maior conscientização acerca da violência e que também possam ser atendidas e ter seus direitos garantidos de forma mais rápida e eficaz”, frisa o magistrado.

Leia mais:

Projeto de extensão da UFJF-GV é destaque em evento do TJMG sobre violência doméstica