O professor Mandip Sachdeva, do College of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences da Florida A&M University, Estados Unidos, ministra palestra no Módulo I do Ciclo Internacional de Palestras do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF). O evento acontece na próxima quarta-feira, 10 de agosto, a partir de 9h, no Anfiteatro II do Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário on-line. Haverá emissão de certificado aos participantes.

A palestra terá o tema “Role of minor cannabinoids in overcoming resistance against triple negative breast cancer” (em tradução livre: “Papel dos canabinoides minoritários na superação da resistência contra o câncer de mama triplo negativo”). Sachdeva, doutor em Biopharmaceutics pela Dalhousie University, é especialista em formulação de sistemas de transporte de lipossomas, nanopartículas, microesferas poliméricas e biomateriais, farmacologia do câncer, biologia e terapêutica e também atua na área de sistemas de distribuição de inalação e nasal.

Em entrevista concedida por e-mail, Sachdeva explicou o papel dos canabinoides minoritários no tratamento do câncer de mama. Além dos canabinoides principais, como o canabidiol (CBD), existem os minoritários, que são de igual importância. Algumas dessas substâncias, como o canabigerol (CBG) e o canabinol (CBN) estão tendo suas propriedades medicinais estudadas. Esses compostos são importantes para o tratamento, por terem propriedades anticancerígenas e atuarem como quimiossenbilizadores em doses pequenas.

“Em outras palavras, os compostos podem permitir que os medicamentos anticancerígenos, quando usados em combinação, sejam eficazes em doses muito baixas e, portanto, permitem minimizar a sua toxicidade. Um dos benefícios mais recentes dos canabinoides é que ajudam a superar a resistência aos fármacos voltados ao tratamento do câncer de mama triplo negativo”, afirma Sachdeva. 

Outro tema investigado pelo docente é o transporte de nanopartículas diretamente para o tumor. Segundo Sachdeva, vários sistemas de entrega dos lipossomas (pequenas vesículas presentes na célula que atuam como carreadoras de fármacos e biomoléculas, por exemplo) e nanopartículas estão no mercado e têm sido capazes de garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes. 

“A introdução de um fármaco em um sistema de distribuição não só o protege da degradação, como também altera a sua farmacocinética, permitindo-lhe circular mais tempo nocâncer de mama sangue. Outros sistemas de distribuição direcionada permitem que o fármaco seja conduzido para receptores específicos na superfície do tumor, minimizando assim os efeitos adversos para as células normais”, relata e destaca também sobre os exossomas (vesículas produzidas por vários tipos de células), cujo sistema de entrega também está em investigação. 

Esses sistemas de distribuição podem transportar várias centenas de moléculas de drogas em uma única vesícula ou nanopartícula. Ainda de acordo com o pesquisador, devido ao seu tamanho pequeno, o fármaco permanecerá mais tempo em circulação e poderá alcançar mais facilmente os tumores. “A existência do alvo específico no tumor permite que a carga útil do medicamento atinja o local de forma mais eficaz, minimizando assim o efeito nas células normais. Mais de doze conjuntos de anticorpos foram aprovados pela FDA (Food and Drug Administration, agência governamental americana que confirma a segurança no uso de alimentos e medicamentos), com foco específico em tumores. Todas estas estratégias minimizam os efeitos adversos e, assim, proporcionam ao paciente uma alta qualidade de vida”, finaliza.

Pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFJF têm relação direta com a linha de pesquisa do professor Mandip Sachdeva. De acordo com a coordenadora do módulo I do Ciclo Internacional de Palestras, professora Juliana de Carvalho da Costa, o contato com o pesquisador possibilita um fortalecimento da linha de pesquisa sobre estudos de permeação de fármacos no PPG, bem como propicia a realização de parcerias em âmbito internacional.

“Atualmente coordeno o projeto “Farmacocinética dérmica e avaliação da penetração cutânea de formulações tópicas contendo extrato das folhas de Pereskia aculeata”, financiada Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com possibilidade de realização de outros ensaios no exterior no laboratório do professor Mandip”, destaca.

O tema também será debatido no próximo episódio do podcast Encontros A3, que traz uma entrevista realizada com os pesquisadores Paulo Fraga e Nádia Raposo.

Pesquisa está alinhada aos ODS da ONU

A Coordenação de Divulgação Científica da Diretoria de Imagem Institucional, em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp), está promovendo uma estratégia de fortalecimento das ações de pesquisa da Universidade, mostrando que estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. 

A pesquisa apresentada nesta matéria está alinhada com o ODS 3 (Saúde e Bem-estar). Confira a lista completa no site da ONU.