A Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), divulgou o edital do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2023 nos formatos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e ilustrado, apresentando aos candidatos as principais informações sobre o processo seletivo.

O edital resumido ilustrado torna o documento mais atrativo para a leitura do público jovem. A versão segue o formato da campanha ‘Não perca essa trend!’ e contém apenas 12 páginas.

Ao acessar o edital ilustrado, é possível descobrir o que é o vestibular seriado, a quantidade de vagas e cursos que são oferecidos, além de informações sobre o sistema de cotas, como se inscrever, pedir isenção e requerer atendimento especial e/ou o uso do nome social durante a realização das provas. Ainda é possível encontrar as datas mais importantes, quais documentos são aceitos na hora da identificação do candidato e o que é permitido levar para a realização das avaliações.

“Facilita a compreensão das principais informações, mas, é preciso que o estudante também fique atento às outras questões que são encontradas apenas no edital principal”, explica a coordenadora da Copese, Katiúscia Antunes. “A ideia desse material foi modernizar o edital e trabalhar na perspectiva de promover acessibilidade, para que os estudantes compreendam melhor aquele conteúdo”, salienta.

De acordo com coordenadora, o edital resumido em libras segue a mesma perspectiva do ilustrado, contudo promove maior acessibilidade aos candidatos surdos. A versão está em formato de vídeo, possui cerca de 35 minutos e foi realizado pela equipe de intérpretes da UFJF. “Para os candidatos surdos é um princípio importante da acessibilidade. Dessa forma, o vestibular seriado busca garantir a melhoria da comunicação com os estudantes que compõem esse grupo”.

As inscrições para o Pism devem ser realizadas até 5 de setembro. Já as provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 3 e 4 de dezembro.

Confira o edital completo do Pism e as versões ilustrada e em Libras.

Conheça os procedimentos para pedidos de atendimento especial no Pism 2023

Estudantes podem solicitar isenção da taxa de inscrição do Pism

Inscrições para o Pism e vestibular de Música estão abertas

Qual cota devo escolher quando me inscrever no Pism 2023?

Copese altera processo seletivo para curso de Música no Pism 2023

Edital do Pism 2023 é retificado com novas datas de inscrição e pedidos de isenção de taxa

Pism 2023 oferece 2.263 vagas em 75 cursos de graduação