Evento oferece 32 cursos com a participação de 17 instituições externas e 17 professores convidados (Imagem: Pixabay)

Começam nesta segunda-feira, 18, as atividades do programa Global July 2022. Ao todo, são oferecidos 32 cursos com a participação de 17 instituições externas e 17 professores convidados, além de docentes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As atividades acontecem, até 29 de julho, nos formatos presencial, misto e on-line. As aulas presenciais são ministradas nos auditórios do Centro de Ciências do campus Juiz de Fora.

Para saber o local de cada aula, basta acessar o site do evento ou se informar na recepção do Centro de Ciências. A programação atualizada também está disponível na página. Alguns cursos tiveram alterações durante o período das pré-inscrições a pedido dos professores ministrantes. As disciplinas estão divididas em quatro eixos: Artes e Literatura; Ciências Biológicas e Saúde; Humanidades e Ciências Sociais; e Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. São contabilizadas cerca de 1.300 inscrições para o programa neste ano.inta

O Global July também conta com o “side event” (evento paralelo) “Indian Perspective on Religion and Religious Tourism: globalization with a heart” (em tradução livre: Perspectiva Indiana sobre Religião e Turismo Religioso: globalização com coração”), nesta terça-feira, 19, às 10h. A palestra é conduzida pelos professores Subhash Pillai, do Departamento de Comércio da Universidade de Goa, na Índia, e Thiago Pimentel, do Departamento de Turismo da UFJF.  O evento é remoto e em língua inglesa, com link disponível no site do Global July. Não é necessário estar inscrito no programa para acompanhar o side event. 

Cursos ampliam horizontes
A estudante Karla Souza, do sétimo período do curso de Rádio, TV e Internet (RTVI) da Faculdade de Comunicação (Facom) da UFJF, participa do Global July pela primeira vez. Ela conta que está com alta expectativa, de acordo com as boas experiências que amigos dela tiveram em edições anteriores. A possibilidade de ter contato com professores de outros países é vista como única. “Acredito que é uma grande oportunidade que a Universidade nos proporciona no quesito internacionalização. Outro ponto positivo que ressalto é a diversidade de áreas que os cursos abrangem, foi até difícil escolher em quais me inscrever. Por ser a minha primeira participação em um curso em outro idioma, há uma insegurança de não conseguir acompanhar e entender todas as informações. Mas acredito que essa seja a melhor ocasião para perder esse medo e, além de estudar o conteúdo do curso, treinar o idioma.”

O idioma estrangeiro, apesar da insegurança inicial que pode trazer aos inscritos, não foi uma barreira para a estudante Maria Fernanda Pinheiro Assunção, do quarto período de Arquitetura e Urbanismo. A aluna participou da edição 2021 do Global July. Passada a surpresa inicial com a língua, Maria Fernanda conseguiu se engajar na disciplina. “Os primeiros minutos foram os mais difíceis de compreender, depois foi se tornando algo natural, só após o término da aula, eu observei o quanto tinha absorvido de conhecimento, o que me motivou cada vez mais a participar das aulas. Para quem está inseguro, não deixe de se desafiar, pois os cursos do Global July são enriquecedores”, recomenda.

Na avaliação do diretor de Relações Internacionais, Anderson Bastos Martins, participar do Global July contribui para o enriquecimento da formação acadêmica dos estudantes. “É uma excelente oportunidade de participar de cursos que resultam de pesquisas avançadas e conduzidas por pesquisadores experientes e que poderão contribuir para a ampliação dos conhecimentos específicos e a expansão de horizontes de aprendizagem por parte dos inscritos.”

Orientações gerais
A gravação das aulas e posterior disponibilização na plataforma fica a critério de cada professor. Para obter essa informação, o estudante pode entrar em contato diretamente com o docente responsável pelo curso por meio da plataforma Google Classroom. Os alunos externos à UFJF devem acessar o Classroom com antecedência. Em caso de algum problema, é recomendado entrar em contato com a equipe do Global July pelo e-mail globaljuly@ufjf.br.

O uso de máscaras dentro do Centro de Ciências é obrigatório. O consumo de alimentos e bebidas não é permitido no interior do espaço. Em caso de intervalo, é indicado aproveitar esse tempo para a realização de lanches na área externa, na entrada do prédio.

Para receber o certificado é preciso que o aluno preencha formulário de avaliação de cada curso, disponibilizado no Google Classroom no último dia de curso. Essa página fica disponível até 31 de julho, não sendo possível o preenchimento do formulário depois desta data. Nos cursos presenciais, a carga horária mínima exigida para a certificação é de 75% de presença.

Em caso de outras dúvidas, o aluno pode entrar em contato com a equipe do Global July por e-mail ou pelo telefone da Diretoria de Relações Internacionais (DRI): (32) 2102-3389.