Atividade reuniu coordenadores e integrantes dos Núcleos Docentes Estruturantes. (Foto: Sebastião Junior/UFJF)

Coordenadores de curso do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) e membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) participaram, nesta segunda (11), de oficina sobre construção curricular. A atividade foi promovida pelo Núcleo de Formação, Educação e Inovação para as Profissões (Forme-Pro), em parceria com a Gerência de Graduação, e teve como objetivos promover reflexões e orientar os trabalhos dos profissionais em fase de atualização dos currículos de cursos.

Profa. Lélia Cápua conduziu o debate durante a atividade. (Foto: Sebastião Junior/UFJF)

A atividade integra um projeto de capacitações sobre estratégias de desenvolvimento docente na Universidade. Para a professora Lélia Cápua Nunes, que conduziu a oficina, o objetivo do Forme-Pro é “trabalhar os elementos básicos da construção de currículo, para aproximar os docentes do tema e ajudá-los a pensar disciplinas, cursos que podem planejar, bem como projetos político-pedagógicos dos cursos”. As iniciativas tiveram início com a palestra da professora e coordenadora de Inovação em Docência Universitária, Rosangela Minardi Cotta, em maio deste ano.

Docentes da UFJF-GV durante capacitação curricular. (Foto: divulgação)

“Trabalhamos elementos básicos da construção de currículo, em conjunto com atividades práticas, baseadas em metodologias ativas. Assim, conseguimos construir o planejamento de uma disciplina hipotética, integrando conhecimentos dos Institutos de Ciências da Vida e de Ciências Sociais Aplicadas”, explica a docente do departamento de Medicina. Ainda segundo Lélia, foi gratificante ver a construção coletiva de ideias, em um compartilhamento de conhecimento entre cursos, e docentes “de acordo com as necessidades do território e com o perfil do egresso nas diretrizes curriculares nacionais”.

O Núcleo Docente Estruturante (NDE)
Instância consultiva nos cursos de graduação, o NDE possui funções de acompanhar, atuar na concepção, na consolidação e na contínua atualização de seus projetos pedagógicos. O Núcleo será formado por um grupo de docentes, juntamente com o coordenador do curso.

Compete ao NDE dos cursos de graduação contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso, zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo, indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso, e ainda zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação.