Alunos da E. E. Duque de Caxias participam de conversa com pesquisadora da UFJF (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Retomando as atividades presenciais do projeto “A ciência que fazemos”, a pesquisadora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Annelise Nani da Fonseca, encontrou-se com estudantes do ensino médio para conversar sobre seu campo de estudo – arte, moda e cultura – e as possibilidades que a carreira científica oferece. As visitas acontecem nas manhãs desta quinta e sexta-feira, dias 30 de junho e 1º julho, na Escola Estadual Duque de Caxias.

Encontro marcou a volta presencial das atividades do projeto (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Ao longo do bate-papo, a pesquisadora relatou como se interessou pela carreira científica, respondeu dúvidas dos estudantes e conversou sobre as aplicações e os retornos que os campos da Arte e da Moda trazem para a sociedade. A professora da E. E. Duque de Caxias, Nathália Lawall, afirma que o projeto é sempre bem-vindo na escola, especialmente no período pós-pandemia, sendo um momento de diálogo com os estudantes, além de gerar reflexão e interesse pela área acadêmica.

A pesquisadora convidada é doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e professora do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF. As tendências em estilo, contou Annelise, são parte pulsante e provocadora da cultura, capazes de refletir – e ditar – questões relacionadas a poder e interesse, além de dialogar diretamente com os campos econômico e social.

Annelise respondeu dúvidas dos estudantes e conversou sobre a carreira acadêmica (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Annelise traçou, junto aos estudantes, linhas paralelas entre arte e ciência: ambas inspiram curiosidade e encantamento. É por isso, segundo a professora, que há a necessidade em dialogar sobre ambas com os alunos; ela pontuou que o cenário nacional, com cortes no setor de pesquisa e desmonte de políticas públicas, coloca em risco o futuro de todos os jovens.

A ciência que fazemos
Criado e conduzido pelo núcleo de Divulgação Científica da Diretoria de Imagem Institucional da UFJF, o projeto de extensão “A ciência que fazemos” possibilita a aproximação entre cientistas e estudantes da formação de base, levando para dentro das escolas uma fração dos estudos desenvolvidos na Universidade, para mostrar aos alunos que a ciência está mais próxima do que imaginam.

Durante os anos de 2020 e 2021, devido à pandemia de covid-19, os encontros realizados nas escolas foram suspensos, exigindo uma adaptação do projeto para o âmbito virtual. As visitas de Annelise à E. E. Duque de Caxias marcam a retomada das atividades presenciais.

Outras informações:
Conheça o projeto “A ciência que fazemos” – e saiba como levá-lo para sua escola