Programa visa pré-aceleração de startups de base tecnológica (Imagem: Pixabay)

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu inscrições para a oitava edição do Speed Lab, programa gratuito de pré-aceleração de startups de base tecnológica. O objetivo é auxiliar empreendedores no desenvolvimento do negócio por meio de um trabalho de capacitação, que vai desde a fase de validação da solução e do modelo de negócio até a elaboração do produto mínimo viável (MVP). 

O programa acontece de forma híbrida, com encontros on-line, pelo Google Meet, e presenciais, durante julho e agosto. Podem se candidatar grupos de duas a cinco pessoas dispostas a tirar uma ideia do papel e se capacitar para empreender. As inscrições devem ser feitas pela plataforma Sympla até 29 de junho. 

De acordo com o gerente de Empreendedorismo do Critt, Rafael Gonçalves, “mais de cem startups já passaram pelo Speed Lab e hoje em dia estão no mercado faturando”. O percurso proposto às startups participantes acontece por meio de metodologias e ferramentas para a capacitação, mentorias dadas pela equipe do Critt e por parceiros externos e avaliação constante da evolução das soluções dos empreendedores.

A primeira fase acontece de 4 a 28 de julho e tem como objetivo validar problemas e soluções com possíveis clientes ou usuários. Os temas abordam apresentação do programa; validação do problema; validação da solução; pesquisa de mercado; modelo de negócio; Pitch e banca de corte. Já a segunda fase, de 1 a 28 de agosto, visa desenvolver o MVP e agregar conhecimentos úteis para startups. As temáticas a serem trabalhadas são envolvem MVP 1; Scrum; MVP 2; marketing; venda; planejamento estratégico; aspectos jurídicos; finanças; MVP 3 e Speed Day. 

Confira o edital completo

Inscrições por este link

Dúvidas podem ser enviadas para pre.critt@gmail.com