Evento acontece de forma simultânea à Semana Brasileira de Enfermagem (Foto: Caique Cahon/UFJF)

Com o tema principal em torno dos aprendizados e desafios impostos pela Covid-19, a Faculdade de Enfermagem (Facenf) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza este mês um evento que aborda simultaneamente a 23ª Semana de Enfermagem da Facenf e a 83ª Semana Brasileira de Enfermagem. As atividades acontecem de quarta-feira, 22, a sexta, 24 de junho. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de forma on-line.

O tema central é “A enfermagem no contexto da pandemia pela Covid-19: que lições aprendemos?”. Podem participar docentes e estudantes da Faculdade de Enfermagem da UFJF, assim como acadêmicos de outras instituições de ensino e profissionais da área.  De acordo com a presidente da Comissão Organizadora de Eventos da Facenf, Adélia Fonseca, diante do cenário brasileiro, é preciso que haja debates sobre o tema, ainda mais se considerarmos as lições trazidas pela pandemia, principalmente para os profissionais de Enfermagem. 

“Ainda é preciso debater a temática, pois as consequências trazidas pela pandemia à população humana e aos sistemas de saúde nacionais, em especial, ao Sistema Único de Saúde (SUS), impactou na força de trabalho da equipe de enfermagem, e por conseguinte, no processo de trabalho, nas condições laborais, na saúde dos profissionais e na formação dos futuros enfermeiros, exigindo um novo olhar para a profissão”, enfatiza a professora da Facenf.

Durante os três dias de atividades acontecem palestras, mesas-redondas, minicursos, workshops e apresentações de trabalhos. Segundo Adélia, “os participantes podem esperar um espaço de discussão e reflexão sobre as experiências e vivências da enfermagem no contexto da pandemia pela Covid-19, nos âmbitos da assistência, do ensino, da pesquisa e da gestão, nos diferentes níveis de atenção à saúde”.

A programação pode ser conferida na página da Faculdade de Enfermagem.

Outras informações
Faculdade de Enfermagem
@facenf.ufjf
@dacevi.ufjf

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF