Criado em 1966, o coral é composto por  estudantes, ex-alunos, professores e funcionários da UFJF, além de membros da comunidade não acadêmica (Foto: Divulgação)

O Coral da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu inscrições para o processo seletivo de novos cantores. O objetivo é completar os naipes de sopranos (vozes agudas femininas), contraltos (vozes graves femininas), tenores (vozes agudas masculinas) e baixos (vozes graves masculinas). Não é necessário que os candidatos saibam ler partituras e/ou cifras.

Serão aceitas inscrições de todos os interessados em participar do grupo, sejam alunos da UFJF, servidores (professor, funcionário, técnico-administrativo em educação ou terceirizado) ou mesmo quem não possua vínculo com a Universidade.

Para se inscrever, no entanto, é preciso que os interessados atendam a alguns pré-requisitos: idade igual ou superior a 18 anos; disponibilidade para os ensaios semanais dos coros, que acontecem às terças e quartas-feiras, das 19h às 21h30; disponibilidade para participar de apresentações demandadas ao grupo dentro e fora do âmbito da UFJF em diferentes dias da semana; comprometimento com as atividades e compromissos assumidos pelo coro. 

As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 21, por meio de formulário de inscrição disponível no link https://forms.gle/BY5BneUHa8dBmbHc8. O  processo seletivo será realizado em duas etapas – individual e coletiva – nos dias 22 e 29 de junho, respectivamente, às 19h, no Forum da Cultura da UFJF, localizado na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro da cidade. 

O Coral 

Criado em 1966, o Coral da UFJF é composto por estudantes, ex-alunos, professores e funcionários da instituição, além de membros da comunidade não acadêmica. Seu repertório é eclético, abrangendo peças eruditas de caráter religioso ou profano, músicas populares e do folclore nacional. Vem atuando no âmbito local, nacional e internacional durante todos esses anos, tendo recebido premiações dentro e fora do país. Buscando a interdisciplinaridade, trabalha com outras linguagens artísticas além da música, como a arte cênica e a dança, efetivando a comunicação com o público.  

Em 2001, o Coral grava seu primeiro CD “À moda da casa”, exclusivamente com repertório de músicos populares juiz-foranos. Em 2004, grava o segundo trabalho, “Tear”, e em 2014 lança ”Cantorias”, ambos com repertório diversificado. Em 2016, ao completar 50 anos, realizou o espetáculo “Brasis em Cena: Paisagens”; em 2017 montou o musical “Gerais e Milton”; e, em 2019, “Na Corda Bamba”, todos apresentados no Cine-Theatro Central e com excelente recepção do público. 

Em 2021, orgulhoso de sua atuação ininterrupta mesmo em meio à pandemia, o Coral da UFJF completou 55 anos de existência produzindo cinco vídeos, num formato de trabalho conhecido como ‘coro virtual’, e promovendo um grande evento de coros  on-line, “Todos os Cantos” – I Encontro de Coros da UFJF. 

Atualmente,o Coral Universitário tem 25 integrantes entre funcionários, bolsistas e cantores, e é coordenado pelas musicistas Ana Sukita e Michelle Flores. É vinculado à Pró-reitoria de Cultura (Procult) e tem como sede de seus encontros e ensaios o Forum da Cultura.