Atualmente, o coral conta com 21 vozes e é regido pelo maestro Guilherme Augusto de Oliveira (Foto: Divulgação)

Atualmente, o coral conta com 21 vozes e é regido pelo maestro Guilherme Augusto de Oliveira (Foto: Divulgação)

O Coral da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) exibe a diversidade de seu repertório com o lançamento de seu novo CD – o terceiro de uma história de 48 anos. Com produção executiva da Pró-reitoria de Cultura (Procult) e da UFJF, e coordenação de produção de Beto Campos, Cantorias será oficialmente lançado nesta sexta-feira, dia 19, às 20h, no Cine-Theatro Central, por ocasião da solenidade de posse do novo reitor da UFJF, Júlio Chebli, e do vice-reitor, Marcos Chein.

Atualmente, com 21 vozes, o coral regido por Guilherme Augusto de Oliveira começou a produzir o disco há pouco mais de um ano, num trabalho exaustivo de seleção e preparação do repertório, ensaios, gravações e produção do encarte – tudo feito com a dedicação e o entusiasmo de todos. “Cantorias” era um desejo antigo do grupo, que não gravava há dez anos.

Registro importante do trabalho desenvolvido pelo coral, o CD é uma realização ousada, que vem com nada menos que Bohemian Rhapsody, de Freddie Mercury, cantor do Queen; Roda Viva, de Chico Buarque; De frente pro Crime, de João Bosco e Aldir Blanc; Verano Porteño, de Astor Piazzola; e outras cinco músicas, entre obras com direitos autorais e de domínio público (neste caso, as músicas Ave, Maria e Witness e a Ária da 4ª Corda, de Bach). O CD abre com Cantorias (Suíte Minas a dentro), de Rufo Herrera – faixa que dá título ao CD – e termina com a ótima Classe Média, de Max Gonzaga.

De acordo com Guilherme de Oliveira, o CD se diferencia dos outros dois registros por ser mais eclético. “O primeiro só teve música local, e o segundo, só música nacional, sendo uma erudita com arranjo do André Pires [antigo regente]. Nesse CD tem rock, música do sertão mineiro, a Ária da 4ª corda, que é feita para corda e não para voz, Ave Maria, samba, música de protesto. Queríamos que a pessoa percebesse essa diversidade e, por isso, ele chama ‘Cantorias’, nome da primeira peça do disco.”

A tiragem de “Cantorias” é de dez mil unidades, que não serão comercializadas. O CD será distribuído gratuitamente aos convidados da solenidade de posse e na apresentação que o grupo fará ao público juiz-forano em novembro.

Outras informações: (32) 2102-3964 (Pró-reitoria de Cultura-UFJF)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud