A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com editais abertos para seleção de alunos de graduação e de pós-graduação em cursos a distância gratuitos. Veja abaixo as oportunidades:

Graduação
São oferecidas 605 vagas nos cursos de licenciaturas de Computação, Educação Física, Física, Matemática e Química.

Os cursos são distribuídos em 17 polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), todos em Minas Gerais, nas cidades de Andrelândia, Barão de Cocais, Barroso, Bicas, Boa Esperança, Cataguases, Conselheiro Lafaiete, Durandé, Governador Valadares, Ilicínea, Itamonte, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Lavras, Sete Lagoas, Timóteo e Ubá. O número de vagas para cada área varia conforme o polo.

As inscrições acontecem de forma on-line, no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), até às 18h do dia 14 de junho. Após se inscrever, o candidato deve imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) correspondente à taxa de inscrição, no valor de R$ 150, e efetuar o pagamento, respeitando os horários de compensação bancária, exclusivamente no Banco do Brasil.

Leia aqui as informações completas

Pós-graduação
Os processos seletivos são para os cursos de especialização em Esportes e Atividades Inclusivas para Pessoas com Deficiência; Ciências Biológicas; e História e Cultura no Brasil Contemporâneo. No total, são 486 vagas, sendo 162 para cada opção oferecida.

Os formulários de inscrição ficam disponíveis no site do Cead até 1º de julho. O candidato deve procurar o edital e o formulário referente ao curso pretendido e também conferir a documentação a ser enviada.

O candidato deve possuir como formação mínima a graduação em áreas de conhecimento específicas para cada curso, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Os cursos de especialização têm programação curricular desenvolvida em, no mínimo, 360 horas. Cada opção oferecida prevê duração total de 12 a 18 meses, incluindo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Leia aqui as informações completas