Cerimônia aconteceu no sábado, 4, na UFJF e reuniu os premiados da cidade

No último sábado, 4 de junho, 27 estudantes do Colégio de Aplicação João XXIII receberam a premiação pela participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Do total, foram entregues uma medalha de ouro, três de prata, duas de bronze e outros 21 alunos receberam certificados de menção honrosa. A solenidade foi realizada  no anfiteatro do Instituto de Ciências Exatas (ICE), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O evento contou com a participação de professores, coordenadores e familiares dos estudantes premiados e o Colégio de Aplicação João XXIII foi representado pelo Diretor Geral, Elói Teixeira, que recebeu os certificados de menção honrosa, medalhas de bronze, prata e ouro. “A premiação reflete o trabalho de excelência que vem sendo desenvolvido pelos docentes do Colégio e a dedicação dos alunos que se envolveram nos projetos”, explica.

Professores prestigiam a medalhista de ouro do João XXIII, Valentina Reis (de vermelho)

A estudante do primeiro ano do Ensino Médio, Valentina Baptista e Reis, foi a responsável por conquistar a medalha de ouro da Obmep, que está em sua 16ª edição, e não escondeu a felicidade de estar realizando um sonho, com a certeza de ter coroado com a premiação todo o tempo de dedicação aos estudos. Ela irá receber a medalha de ouro em uma solenidade nacional, a ser agendada.

Durante a solenidade, o coordenador regional da Obmep, Sandro Rodrigues Mazorche, destacou a importância das Olimpíadas para o incentivo e reconhecimento da ciência como caminho para o desenvolvimento da sociedade. Já a chefe do departamento de matemática, Flaviana Andrea Ribeiro, reconheceu o empenho dos alunos pelo resultado na Obmep e os convidou a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), abrindo novas possibilidades para a vivência acadêmica.

A coordenadora do PIC, Beatriz Casulari da Motta Ribeiro, comemorou o retorno das atividades presenciais: “É muito emocionante estar de volta ao programa presencial e à premiação presencial, esse momento em que celebramos a vitória dos alunos e alunas na Obmep e a valorização da educação, já que o maior prêmio desses meninos e meninas é participar do PIC e continuar estudando matemática.”

As professoras Colégio de Aplicação, Anne Torres, Camila Vieira, Márcia Lemos e Fabiana Cardoso também foram premiadas.

Conheça os premiados

Mayara Silva Miranda Menção Honrosa
Kayque Songo Lopes Marangon Menção Honrosa

Outras informações: Colégio de Aplicação João XXIII