Metade das vagas são destinadas ao sistema de cotas (Foto: Géssica Leine/UFJF)

Enfermagem, Medicina e Odontologia iniciam segundo semestre letivo de 2021, e Farmácia, Jornalismo e Rádio, TV e Internet começam primeiro semestre de 2022 (Foto: Géssica Leine/UFJF)

Nesta segunda-feira, 6 de junho, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) retoma o calendário presencial, no campus sede, para os cursos de Farmácia, Jornalismo, Rádio, TV e Internet (RTVI), Medicina, Enfermagem e Odontologia. O semestre está previsto para ser finalizado em 5 de outubro.

Apesar da similaridade do cronograma entre os calendários, os estudantes de Enfermagem, Medicina e Odontologia iniciam o segundo semestre letivo de 2021. Já as graduações de Farmácia, Jornalismo e Rádio TV e Internet (RTVI) começam o primeiro semestre letivo de 2022.

Datas importantes
Considerando que as matrículas já foram realizadas e ajustadas pelos alunos e pelas coordenações dos cursos, os estudantes terão entre os dias 6 e 24 de junho para pedirem dispensa de disciplinas na Central de Atendimento (CAT), e apenas no dia 10 do mesmo mês, serão feitas pelos coordenadores as matrículas em disciplinas com vagas ociosas.

Caso o aluno queira trancar alguma disciplina, a data limite é 15 de julho, e o procedimento deve ser feito pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Já entre os dias 18 e 22 do mesmo mês acontece a inscrição para colação de grau, sendo que o dia 29 é o último dia para que os coordenadores de curso autorizem as inscrições dos formandos.

Suspensão do passaporte vacinal
Por meio da Resolução nº 25.2022, o Conselho Superior (Consu) da UFJF suspendeu a exigência da comprovação do passaporte sanitário contra a Covid-19 para acesso às atividades desenvolvidas presencialmente nos ambientes da Instituição, o que significa que o status da matrícula no curso de todos os estudantes que estavam “em suspensão” serão ativados automaticamente pelo Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO).

Com o fim da exigência, os processos de tratamento excepcional em razão de motivo médico para a não vacinação perdem o valor e os estudantes devem retomar atividades presenciais. O documento ainda aponta que os alunos que regularizarem a matrícula e que atuavam como bolsistas em qualquer um dos programas de bolsas mantidos pela UFJF receberão a respectiva bolsa a partir da vigência da Resolução e sem direito a pagamentos retroativos.

Uso facultativo de máscara
O Consu também aprovou a adoção de critérios técnicos sanitários que passam a fazer parte do Protocolo de Biossegurança da instituição em relação a medidas protetivas contra a Covid-19. Com a decisão, recomendada pelo Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas sobre o Novo Coronavírus da UFJF, a obrigatoriedade do uso de máscaras é flexibilizada, passando a obedecer indicativos de internações e óbitos pela doença. Dessa forma, quando os números forem considerados baixos, conforme os dados atuais, a utilização das máscaras torna-se facultativa em todos os ambientes da UFJF, exceto nas áreas de saúde.

Busco Saúde
Para averiguar as condições de saúde da comunidade acadêmica, o sistema Busco Saúde tem o objetivo de auxiliar no registro e monitoramento dos sintomas de Covid-19, possibilitando ainda que seus usuários entrem em contato com um profissional de saúde habilitado através do direcionamento para um canal de teleorientação. A plataforma também ajuda no encaminhamento e distribuição de pacientes para os locais de atendimento de seu município, a fim de reduzir aglomerações e grandes filas de espera.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf