O Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), ligado à Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está com processo de seleção aberto para o Programa de Treinamento Profissional de Gestão (TPG). São 15 vagas para bolsistas e cinco para voluntários. Podem concorrer alunos de todos os cursos de graduação, e as inscrições devem ser feitas a partir desta terça-feira 31 de maio, e vai até quinta, 2 de junho. 

De acordo com o edital, a participação de bolsistas e voluntários tem duração máxima de dois semestres letivos, com carga de 12 horas semanais, em formato presencial. A bolsa tem valor de R$ 300 e não pode ser acumulada com outra, mesmo que ambas sejam de espécies diferentes. Já os voluntários podem exercer outras atividades de ensino, pesquisa e extensão.

De acordo com a coordenadora do Núcleo, Nádia Faria, os selecionados devem participar ativamente da vida acadêmica de estudantes com deficiência vinculados ao NAI e construir, em conjunto com eles e com os docentes, estratégias e adaptações, conforme as necessidades específicas de cada aluno. 

“Nossos bolsistas têm como responsabilidade acompanhar os discentes com necessidades educacionais especiais que, no cotidiano da Universidade, necessitem de adequação em processos avaliativos e em aulas específicas, como, por exemplo, a transcrição e leitura de provas. Também devem auxiliar os alunos com deficiência em eventos acadêmicos e culturais no campus.”

Interessados devem acessar o formulário on-line. Entre os critérios de escolha dos novos bolsistas estão as análises de Histórico Escolar e de carta de intenção, entrevista e disponibilidade de horário do candidato. Também é desejável que o aluno tenha conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras). 

“Uma das principais características pretendidas é que o aluno esteja aberto e disposto a trabalhar com as diferenças, porque damos suporte a pessoas muito diferentes, mesmo quando apresentam as mesmas deficiências. O bolsista precisa estar disposto a acompanhar o estudante e conhecer as especificidades de cada indivíduo e de cada deficiência que eles apresentam”, destaca Nádia. 

Confira o edital.

Outras informações
(32) 2102-3944
nucleo.nai@ufjf.br