A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abre edital exclusivo para que pessoas surdas possam concorrer a uma oportunidade no curso de Letras-Libras da Instituição. Serão oferecidas três vagas, com início previsto para o segundo semestre letivo de 2022.  As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas entre os dias 1 e 15 de junho. As orientações para realização do procedimento estão disponíveis no site da Coordenação de Processos Seletivos (Copese).

Para a seleção podem se inscrever pessoas surdas que tenham participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021) e que não tenham zerado a prova de redação. No ato da inscrição, o candidato também deve comprovar, mediante laudo especializado, a deficiência auditiva. Uma cópia do laudo deverá ser enviada à Copese.

Inscrição

No ato da inscrição, o candidato deve baixar o formulário do requerimento de inscrição, disponibilizado no site da Copese, e preencher o documento com os dados pessoais e com o número de inscrição no Enem 2021 – não sendo aceitos os números de inscrição de outras edições. Caso haja a necessidade de comprovação de renda, os candidatos devem também, facultar em encaminhar o Número de Identificação Social (NIS).

No período de inscrição, o candidato – ou procuradores munidos de procuração simples – de posse do requerimento de inscrição preenchido e assinado pelo candidato, deverá encaminhar os documentos digitalizados para o e-mail: copese@ufjf.br

Seleção

A seleção dos candidatos inscritos será efetuada exclusivamente com base na ordem decrescente do resultado final obtido no Enem 2021, observando-se, em caso de empate no resultado final, a classificação pelas notas obtidas nas seguintes provas: Redação; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Caso o empate permaneça, a prioridade será do candidato que comprovar ter renda familiar inferior a dez salários mínimos, ou ao de menor renda familiar, quando duas ou mais inscrições preencherem o critério inicial.

O resultado será divulgado a partir das 15h,  em 22 de junho, no site da Copese.

Confira o edital.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf