O Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está com dois editais abertos para o Programa de Treinamento Profissional de Gestão (TGP). No total, são oferecidas 25 vagas para alunos interessados, distribuídas entre os projetos “Acompanhamento e orientação de estudantes: desafios e propostas – Educação Especial” e “Acompanhamento e orientação de estudantes do Ensino Médio (Regular e EJA): desafios e propostas para uma educação inclusiva”.

De acordo com ambos os editais, estudantes de quaisquer cursos de graduação da UFJF podem participar da seleção. As bolsas terão a duração máxima de dois semestres letivos, sendo a carga de 12 horas semanais, em formato presencial. Vale destacar ainda que a bolsa de Treinamento Profissional, no valor de R$ 300, não poderá ser acumulada com outra, mesmo que ambas sejam de espécies diferentes. Para a diretora de ensino do João XXIII, professora Giselle Moraes Moreira, as bolsas de treinamento profissional contribuem para a formação acadêmica e profissional dos graduandos e, no caso específico da educação especial, promovem a inclusão e o incentivo ao olhar empático para a diversidade.

“Hoje nós temos no Colégio de Aplicação cerca de 75 estudantes, dos diversos segmentos, que possuem o que chamamos de Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e que precisam de apoio de bolsistas, em parceria com os docentes, para ficarem em um ambiente seguro e para terem condições de se desenvolver plenamente. Então, precisamos de estudantes que tenham empatia, que gostem de trabalhar com crianças, adolescentes e adultos e que reconheçam que esses indivíduos são portadores de direitos e necessitam desse apoio”, declara Giselle.

Com inscrições abertas entre os dias 30 de maio e 1 de junho, o projeto oferece 22 vagas para estudantes que tenham interesse em trabalhar com alunos da Educação Especial. Entre as atribuições dos bolsistas, estão a entrega de questionário sobre os alunos do João XXIII que foram acompanhados individualmente durante suas atividades escolares; articular juntos aos professores e equipe pedagógica do Colégio de Aplicação possíveis estratégias de estudo e aprendizado; e auxiliar as crianças na organização, desenvolvimento e autonomia escolar e na confecção de materiais adaptados para uso em sala de aula.

Entre os critérios de seleção estão a avaliação de Histórico Escolar, currículo e disponibilidade de horário. Os candidatos ainda passarão por entrevistas com os orientadores dos projetos e o resultado da seleção será divulgado no dia 3 de junho, no site do Colégio de Aplicação João XXIII e através de e-mails enviados para os candidatos. A seleção ocorrerá entre os dias 2 e 3 de junho, a partir das 9h. As datas e a lista de horários por candidato serão divulgados no e-mail fornecido no formulário de inscrição.

Para outras informações, basta acessar o edital completo

As inscrições para a seleção devem ser realizadas através de formulário on-line

Outras informações: (32) 3229-7604

Já o segundo projeto terá inscrições entre 30 de maio e 2 de junho. São oferecidas três vagas para discentes de todos os cursos de graduação da UFJF. A disponibilidade dos candidatos deve ser para o período matutino, para atuação no Ensino Médio, e período noturno, para a educação de jovens e adultos. Os bolsistas deverão acompanhar os alunos da Educação Especial durante suas atividades escolares, com auxílio ainda na confecção de materiais pedagógicos adaptados para os estudantes e na condução dos mesmos para as salas de aula. Ao final dos semestres letivos, devem apresentar relatório sobre as atividades.

A seleção constará de análise de Histórico Escolar e entrevista e o resultado será divulgado no dia 7 de junho, no site do Colégio de Aplicação João XXIII e nos e-mails dos candidatos. A seleção será realizada entre os dias 6 e 7 de junho, a partir das 8h. As datas e listas de horários por candidato serão divulgados no e-mail fornecido no formulário de inscrição

Para outras informações, basta acessar o edital completo.

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas por meio de formulário on-line

Outras informações: (32) 3229-7605