O Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia nesta sexta-feira, 27, a partir das 14h, o “1º Seminário Agricultura Familiar e Soberania Agrícola e Alimentar”. A programação inclui o lançamento do projeto de extensão “Conservação da agrobiodiversidade no âmbito do Centro de Pesquisa da UFJF”, palestras sobre produção de café agroecológico, importância da agricultura familiar e agroecologia, além do anúncio da implementação de unidade técnica demonstrativa de café e uma unidade de recuperação de nascentes – ambas de base agroecológica. O evento contará com a presença do deputado federal Patrus Ananias (PT-MG), autor de emenda parlamentar que apoia o projeto de extensão. 

A primeira atividade, às 14h, será a palestra “Cultivo do café na região de Juiz de Fora: Desafios e Potenciais”, ministrada pelo engenheiro agrônomo e pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) na área de Melhoramento Genético do Cafeeiro, Antônio Alves Pereira.

Logo em seguida, às 15h, acontece o seminário “Agricultura Familiar e Agroecologia: estratégias para soberania alimentar”, ministrada pelo diretor do Jardim Botânico, Gustavo Soldati, pela secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fabiola Paulino da Silva e pelo deputado federal e ex-ministro de Estado do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias.

O evento é uma parceria do Jardim Botânico da UFJF com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e será realizado na Casa Ambiental, localizada no interior do Jardim Botânico.

Sobre o projeto

O projeto de extensão  “Conservação da agrobiodiversidade no âmbito do Centro de Pesquisa da UFJF” contará com quatro eixos de ação. O primeiro deles é a implantação do Laboratório de Ecologia de Sementes e do Banco de Germoplasma do Centro de Pesquisa do Jardim Botânico. A medida prevê o registro da agrobiodiversidade a conservação de sementes crioulas – aquelas melhoradas geneticamente pelos sistemas agrícolas tradicionais – e a coleta de agrobiodiversidade.

Pelo menos duas estratégias diferentes de conservação das sementes serão aplicadas: ex situ e on farm. A técnica ex situ será aplicada nas câmaras frias e consiste em conservar um recurso genético fora do seu habitat natural. Já a on farm é baseada na produção e consequente conservação de sementes em meio ao campo. 

A construção do conhecimento popular, de redes locais e a disseminação do conhecimento em Educação Ambiental também estão previstas, com ações como seminário sobre agrobiodiversidade e direito dos agricultores; capacitação em manejo, conservação e produção de sementes crioulas e construção de estratégias e políticas públicas para produção, conservação, melhoramento e difusão da biodiversidade agroecológica. 

Outra ação educativa a ser realizada é a reprodução de um quintal de um sistema agrícola tradicional, para discutir a importância da agricultura familiar com os visitantes do Jardim Botânico.  

“Vamos tratar da agrobiodiversidade, da importância do fortalecimento da agricultura familiar, a relação dela com cultura alimentar, soberania agrícola e nutricional e a importância política e histórica dos agricultores”, destaca Soldati. 

Outras informações:

Jardim Botânico UFJF

Endereço: Rua Coronel Almeida Novais, 246, Santa Terezinha, Juiz de Fora

Telefone: (32) 3224-6725