Série de encontros para compartilhar pesquisas acontece de forma quinzenal (Imagem: Pixabay)

Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMat) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promovem, a partir desta sexta-feira, 27, a “Referata dos Discentes do PPGMat”. A referata é uma série de encontros para apresentação de temas relacionados às produções bibliográficas, linhas de pesquisa e dissertações da graduação e da pós-graduação do curso.

Interessados em apresentar trabalhos devem preencher formulário eletrônico. O recebimento das propostas é em fluxo contínuo, sendo que o participante pode sugerir a melhor data para a sua exposição. Inicialmente, os encontros estão previstos para acontecer de forma quinzenal, com duração de duas horas. Cada estudante tem entre uma hora e uma hora e meia para desenvolver o tema escolhido. O restante do tempo é destinado a perguntas e interações entre os participantes.

O primeiro evento acontece nesta sexta-feira, às 18h, no anfiteatro do Departamento de Matemática. O mestrando Gustavo Roque apresenta o seminário com o tema Introdução à Teoria Ergódica”. O restante da programação será disponibilizado no site do PPGMat.

É a primeira vez que a Referata está sendo realizada. Segundo o mestrando do PPGMat, Luca Mauad, a ideia surgiu em uma conversa com outros estudantes. “Tínhamos o desejo de compartilhar o que estudávamos pessoalmente. Além disso, seria um local onde poderíamos praticar a habilidade de apresentar sem sentir a pressão de sermos avaliados.” A Referata, segundo ele, também tem como objetivo fortalecer o contato entre as áreas de atuação do Departamento de Matemática.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMat)