Veículos já estavam na instituição, mas foram realocados trazendo mais segurança para a UFJF (Foto: Carolina de Paula)

A Coordenação de Segurança da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ganhou reforço na frota de veículos que faz o atendimento ao campus e a outros postos pertencentes à instituição em Juiz de Fora e região. Agora, o setor passa a contar com quatro carros, sendo três de passeio para a ronda diária e uma caminhonete para o acesso à Fazenda Experimental da UFJF, localizada próxima à represa de Chapéu D’Uvas. Os novos veículos foram doados pela Gerência de Transportes, da própria instituição.

Segundo o coordenador de Segurança, Windson Mendes, os veículos que compunham o quadro anteriormente datavam do ano de 2008 e apresentavam uma alta quilometragem de rodagem. Afinal, os carros percorrem todo o campus e todos os postos externos por 24h, com um percurso que pode ter entre 70 e 100 km por dia.

“Atendemos desde uma simples ocorrência de arrombamento de veículos até as ocorrências em unidades acadêmicas e postos externos. Prestamos socorro em caso de acidentes, além de atendermos casos que envolvam as Polícias Federal e Militar. Tudo o que envolve a segurança patrimonial ou de pessoas, dos usuários do campus, é atendido pelo nosso departamento. É importante lembrar que o campus da UFJF nunca fecha e nossos seguranças ainda fazem ronda a pé ou em motocicletas”, destaca Mendes.

A situação atual de corte de orçamento é um impedimento para a aquisição de veículos novos, por isso, como alternativa, foi feita a realocação dos carros. “A gente tem que comunicar como uma engrenagem com todos os setores que compõem a Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra). A vigilância está presente 24 horas na universidade, se fazendo presente com na garantia da segurança patrimonial, do bom andamento do trânsito, da prestação de socorros e da cobertura de espaços como o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (Mamm) e o Jardim Botânico,  acrescenta o gerente do setor, Marco Antônio Silveira de Almeida.

A UFJF também conta atualmente com uma empresa responsável pela manutenção dos  rádios transmissores usados pelos vigilantes. “Ela inclusive substituiu todos os aparelhos e baterias antigas por novos equipamentos. Tudo isso se torna muito importante para a nossa própria segurança, para a Universidade e para os usuários de todos os espaços da UFJF”, finaliza Mendes.