Após mais de cinco anos de trabalhos integrados de adequação estrutural e arquitetônica, o Cine-Theatro Central, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), obteve o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que permite o retorno ao funcionamento do local, com capacidade total de 1.751 lugares, distribuídos entre as plateias A e B, balcão nobre, camarotes e galeria.

Espaço ganha sistemas modernos de segurança e de energia, aprovados pelo Iphan e pelo Corpo de Bomeiros (Foto: Alexandre Dornelas)

As obras de reforma, com custo total de R$ 600 mil, consistiram na elaboração de projeto de sistema eletrônico de segurança contra incêndio e pânico e em adequações do espaço que definem as rotas de fuga e sinalização, além da instalação de sistema de energia nobreak. O projeto foi submetido e executado de acordo com a aprovação das instituições de patrimônio, nos níveis municipal e federal, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O engenheiro da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão, Márcio Souza, ressalta que todo o processo de reforma ocorreu em diálogo intenso com o Iphan e com o Corpo de Bombeiros, o que facilitou a viabilização das obras. Hoje podemos nos orgulhar de estarmos aptos a entregar à comunidade este prédio histórico totalmente modernizado, equipado com avançado sistema eletrônico de detecção e alarme de incêndio, sistema de iluminação de emergência com autonomia superior a duas horas, sinalização completa de rotas de fuga, sistema de hidrantes e extintores de incêndio, além dos demais elementos destinados à segurança das pessoas e do patrimônio tombado, tudo em conformidade com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais”.

Trabalho integrado
Em momentos de encontros e reencontros na UFJF, após o período de pandemia, o retorno do Cine-Theatro Central é fruto de esforços conjuntos feitos pela direção do espaço e das pró-reitorias de Cultura (Procult) e de Infraestrutura (Proinfra), além de professores e técnicos-administrativos (TAEs) da Universidade.

Depois de um longo tempo, conseguimos resolver as questões que dão a tranquilidade necessária para que o espaço volte a funcionar. É importante ressaltar que a demora se deu também porque o teatro é tombado, então todo processo de intervenção precisava atender às normativas do Iphan. Isso envolveu negociações, tratativas com o Instituto, com o poder público municipal e com o Corpo de Bombeiros, e um trabalho meticuloso da equipe da Universidade, muito atenta e cuidadosa”, destaca a vice-reitora da UFJF, Girlene Alves Silva.

O diretor do Central, Luiz Cláudio Ribeiro, também reforça a participação de diversos setores da UFJF. “Destaco a participação e o envolvimento das pró-reitorias de Cultura e de Infraestrutura e demais profissionais da UFJF, além do corpo técnico do Cine-Theatro Central, para a viabilização das obras, sempre pautadas na troca de ideias e na resolução de questões para que se cumprissem as exigências que permitem que os espetáculos retornem de forma segura.”

Após o retorno ao trabalho 100% presencial, a reabertura com capacidade total do teatro é mais um motivo de felicidade, comemorado pela pró-reitora de Cultura, Valéria Faria Cristofaro:É com muita alegria que reabrimos o nosso querido teatro para o público. Trabalhamos muito por esse momento! E ele é ainda mais especial porque começamos a retornar à normalidade com a reabertura dos equipamentos culturais, que foram os primeiros a ser fechados e muito impactados durante a pandemia. O Cine-Theatro Central é o principal palco da cidade e Juiz de Fora precisa desse espaço magnífico.”

Milton Nascimento
Um dos artistas que se apresentou em diversas oportunidades no palco do Central será o responsável pela reabertura do teatro. O show de Milton Nascimento que ocorreria no dia 28 de março de 2020 está com data nova para acontecer: 06 de maio de 2022, com a turnê Clube da Esquina.

Os protocolos de biossegurança da UFJF, válidos para o Cine-Theatro, mantém a obrigatoriedade do uso de proteção facial e de apresentação de passaporte vacinal comprovando a imunização contra a Covid-19 para ingresso no espaço.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf