Atualizada às 8h59 do dia 3 de maio de 2022

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se prepara para a reformulação do conteúdo programático do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Os trabalhos foram iniciados há alguns meses com a participação de escolas públicas e particulares indicadas pela Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Juiz de Fora. Agora, começa a etapa de consulta pública à comunidade, que poderá enviar sugestões e/ou críticas entre os dias 25 de abril e 8 de maio. As propostas elaboradas pela equipe de trabalho ficarão disponíveis no site da Coordenação de Processos Seletivos (Copese), e os interessados poderão contribuir por meio de formulário próprio a ser divulgado.

A alteração no conteúdo programático decorre, principalmente, da reformulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação (MEC) e do novo currículo do Ensino Médio. Vale destacar que, conforme definido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), o documento norteia os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A implantação do novo programa será gradativa, de forma que, na edição de 2023 do Pism, apenas os candidatos ao módulo 1 farão a prova com base no novo programa – os demais permaneceram com o programa anterior. É preciso destacar que não haverá nenhuma alteração no formato das provas do vestibular seriado, apenas relativas ao conteúdo.

Esforços coletivos

As propostas a serem levadas à consulta pública foram criadas por dez comissões, divididas de acordo com as competências cobradas no Pism – Português, Matemática, História, Geografia, Biologia, Física, Química, Literaturas, Sociologia e Filosofia.

“Foram incluídos professores da UFJF e trabalhadores que atuam na coordenação pedagógica do Pism, na pró-reitoria de Graduação (Prograd), na Copese e no Centro de Ensino a Distância (Cead). Além disso, contamos  com  a participação de professores do Colégio de Aplicação João XXIII e da rede pública e privada. As comissões tiveram essa representatividade e trabalharam de acordo com a BNCC”, explica a coordenadora da Copese, Katiuscia Antunes.

Participação da comunidade

Para participar, o interessado deverá acessar a página da Copese, espaço em que estarão disponibilizados o conteúdo programático e o formulário – divididos por áreas de conhecimento específicas – e poderá opinar se concorda plenamente com a nova sugestão de programa, se concorda parcialmente ou se discorda.

Em caso de concordância parcial ou de discordância, o sistema abrirá uma aba em que o participante deverá apresentar os pontos que deverão ser revistos. Após o prazo final para que a comunidade participe desta consulta pública, as respostas serão direcionadas para as comissões que desenvolveram o programa, para que sejam avaliadas as sugestões e/ou críticas e, se constatado pertinência, alterados no conteúdo programático do Pism 2023.

“Todas as pessoas que têm interesse em participar da consulta pública, sejam da sociedade civil, público externo ou interno da UFJF poderão colaborar. No formulário existirá um pequeno perfil sobre quem está preenchendo a consulta, para sabermos se é professor do ensino fundamental, médio ou superior; se é educador da rede pública ou privada; ou até mesmo para identificarmos outras pessoas que quiserem participar dessa ação, já que ela estará aberta para todos”, destaca a coordenadora da Copese.

Katiuscia ainda aponta a importância da participação do público nessa consulta pública. “É para tornar o processo de alteração do conteúdo programático do Pism mais democrático e para que pessoas que não estiveram envolvidas nas comissões possam contribuir e analisar a proposta. É a chance de trazer críticas construtivas para o aprimoramento do Pism.”

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf