Como parte das atividades de acolhimento no retorno das aulas, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove o trote solidário e sustentável “Papel de Calouro”. A ação, organizada pela Diretoria de Imagem Institucional, acontece entre 18 de abril e 13 de maio e busca recolher a doação de papéis como apostilas, rascunhos, cadernos e livros usados. O ponto de arrecadação fica no corredor central da Reitoria, aberto das 7h às 20h.

Os materiais do “Papel do Calouro” serão destinados à cooperativas e catadores de recicláveis por meio da Coordenação de Sustentabilidade da Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra).  De acordo com o diretor de Imagem Institucional, Jorge Felz, o objetivo da ação é incentivar a separação de todo papel utilizado pelos calouros, ao longo da preparação para o ingresso na Universidade. O ponto de recolhimento, entretanto, é aberto a qualquer pessoa que queira contribuir.

Ainda segundo Felz, a ação beneficia diversos setores. “Catadores, que passam a ter um bom volume do material necessário para a sua renda familiar; calouros, que adquirem a perspectiva de um novo olhar sobre o seu papel de cidadão e suas responsabilidades; usuários de bibliotecas comunitárias, que passam a contar com uma renovação do acervo disponível; a UFJF, que atende às suas metas e atua na promoção de uma sociedade mais consciente de seu papel social; e a sociedade como um todo, que deixa de sofrer as consequências da destinação inadequada de resíduos sólidos”, finaliza.  

Solidariedade

O trote alerta e trabalha para a resolução de um problema que tem sido centro de debate atualmente – a destinação correta de resíduos sólidos produzidos em centros urbanos e a necessidade da conscientização de cada cidadão quanto à geração e ao consumo de materiais. A ideia é poder reciclar materiais que, de outra forma, poderiam ter como destino os aterros sanitários.

“Ao mesmo tempo que atua na destinação correta do material, o ‘Papel do Calouro’ também trabalha para que o estudante tenha entendimento sobre a importância do seu papel como cidadão e, ainda, conheça os aspectos socioambientais contidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no atendimento das disposições do Plano de Sustentabilidade”, reforça Felz.

Bibliotecas comunitárias

A iniciativa também propõe que os livros recebidos e em bom estado de conservação possam ser destinados a projetos sociais, especialmente, bibliotecas comunitárias. Assim, as obras podem vir também a colaborar com a preparação de outros estudantes que ainda almejam entrar no ensino superior.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF