AHU Revista recebe artigos para submissão de autores da área da Ciências da Saúde. A data para envio vai até o dia 31 de abril. Podem ser apresentados artigo original, artigo de revisão sistemática, relato de caso, relato de experiência e comunicação breve. A HU Revista é um periódico de acesso aberto, sem cobrança de taxa de publicação. Todos os artigos têm DOI, e a revista utiliza modelo de revisão por pares por meio de blind peer-review. Desde 2020, a HU Revista implantou a edição contínua. Dessa forma, os artigos são publicados conforme passam pelo fluxo editorial.

A revista também está com novidades: Novas Diretrizes para Autores. Trata-se de um documento comum em revistas científicas, usado pelos autores como referência para padronizar o texto para submissão, esclarece a editora chefe da HU Revista, Hélady Sanders. Inclui informações sobre o tipo de artigo aceito, extensão do texto, formatação básica e detalhes sobre a composição. Também é importante em termos de transparência: “O documento é um canal direto entre os autores e a revista, é um reflexo da preocupação que a revista tem de estar sempre evoluindo em relação ao tipo de publicação que chega a ela e que ela quer, de qualidade. Então, o fato da equipe editorial estar preocupada em sempre atualizar e modernizar essas instruções é uma forma de dizer que a revista se preocupa com a qualidade, e de ter esse canal mais próximo entre a revista e seus potenciais autores”, assegura Hélady.

Segundo Luciana Santos, bibliotecária e integrante da equipe editorial, considerando a HU Revista como um periódico de acesso aberto que preza pela ética editorial, as Novas Diretrizes para Autores é nossa principal forma de comunicação com os pesquisadores que publicam na revista, referente à política e à transparência do processo editorial.

“É importante ressaltar que é por meio das Diretrizes que explanamos quais são os critérios de avaliação dos manuscritos, como é preconizada a preparação dos artigos e quais as normas gerais para publicar no periódico. A atualização das Diretrizes para o ano de 2022 tem como principal mudança a especificação do número de tabelas e figuras para cada tipo de artigo, os tipos de submissão, o número máximo de autores e o número de referências para os tipos de artigo. Além do exposto, a atualização ressalta o compromisso ético da equipe editorial responsável pelo periódico”, finaliza.

Acesse a HU Revista AQUI