A Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulga nesta quinta-feira, dia 31, a partir das 15h, o resultado final do Módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2022. Nesta edição do vestibular seriado, um total de 2.303 vagas foram distribuídas em 76 graduações, sendo 1.903 oportunidades para 66 cursos do campus-sede e outras 400 vagas para dez graduações em Governador Valadares.

Os candidatos que não foram aprovados na chamada regular, devem ficar atentos ao cronograma de reclassificação disponível no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara). Estão previstas três chamadas para o primeiro semestre e a primeira lista de reclassificação será divulgada no dia 13 de abril. É responsabilidade exclusiva do candidato acompanhar todas as informações no site da Cdara com indicação das datas de matrículas e reclassificações. Da decisão final da Copese relativa aos recursos sobre notas não cabe recurso.

Matrículas

Os candidatos aprovados pelo Pism e no Vestibular de Música devem ficar atentos aos prazos e à documentação necessária para a matrícula, inclusive o certificado de vacinação contra a Covid-19. O procedimento acontece em duas etapas: de 4 a 7 de abril, o preenchimento do formulário eletrônico; e de 12 a 18 do mesmo mês é aberto o prazo para o envio da documentação, também de forma on-line. Todas as informações estão disponíveis no site da Cdara.

Orientações do envio do passaporte vacinal

O envio do passaporte vacinal para os ingressantes dos processos seletivos da UFJF será realizado por meio do Siga e deve seguir as orientações de envio do passaporte vacinal, conforme a Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).

O primeiro passo é anexar a declaração e/ou passaporte de vacinação expedido pela Plataforma ConecteSus, ou comprovante/caderneta de vacinação, impresso em papel timbrado e contendo o nome completo da pessoa vacinada, emitido no momento da vacinação pelas secretarias de Saúde estadual ou municipal, institutos de pesquisa clínica ou outras instituições governamentais nacionais ou estrangeiras ou organizações públicas ou privadas similares. As informações estarão sob as penas da lei, da autenticidade e integridade dos documentos apresentados.

Os candidatos devem comprovar o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única) no ato do requerimento de matrícula, ou seja, fazer o envio dos documentos de matricula pelo Siga-X e o envio do passaporte vacinal através do Siga, no período definido no “Cronograma de Matrícula e Reclassificações” como sendo o período de requerimento de matrícula (envio de documentos via sistema).

O candidato que deixar de comprovar a situação vacinal, no momento do requerimento de matrícula, terá a tolerância de dez dias úteis para fazer o envio do documento (contados a partir do último dia de prazo para envio dos documentos de matrícula). Após esse prazo, a matrícula em disciplinas do primeiro período ficará suspensa, não podendo frequentar quaisquer atividades da Universidade. 

Documentos

No Regulamento de Matrícula da UFJF estão listados todos os documentos a serem providenciados pelos convocados. A lista é extensa e varia de acordo com o grupo de acesso/cota escolhido no Sisu. A documentação a ser entregue e demais disposições devem ser observadas na página da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).

Como enviar a documentação?

 

Para envio de documentos para a matrícula, o candidato aprovado deve acessar a página do Siga, clicar em “Meu primeiro acesso” e realizar o passo a passo: digitar o CPF no Passo 1 – campo “Login”; e clicar em “Receber código”, que será enviado para o e-mail informado na pré-matrícula.

Após receber o código, é preciso informá-lo, no Passo 2 – “Digite abaixo o código recebido” – e clicar em “Confirmar código”. O candidato, então, deve criar uma senha e clicar em “Envio de documentação para a matrícula”, informando usuário (CPF) e senha (criada no passo anterior).  Depois que o primeiro acesso for feito e a senha criada, se o ingressante precisar novamente entrar no sistema de envio da documentação para a matrícula, basta acessar o  Siga; clicar em “Enviar documentação para a matrícula”; informar Usuário (CPF) e Senha. 

O candidato deve ler atentamente os termos da matrícula, preencher os formulários on-line solicitados e fazer o upload de todos os documentos dos anexos do Regulamento de Matrícula da UFJF, conforme o seu grupo de ingresso. Os formatos de documentos aceitos são png, jpg, jpeg e PDF; o limite de tamanho para cada documento enviado é de 3MB. Para escanear por meio de celular, a Universidade recomenda o uso de aplicativos como o CamScanner, Adobe Scan, ou outro da preferência do ingressante. Todas as informações contidas nos documentos devem estar legíveis, sem rasuras ou cortes.

Confira todas as orientações para o envio da documentação. 

Calendários diferentes

Apesar de a maioria dos estudantes retornarem às atividades presenciais em 18 de abril, alguns cursos possuem calendários diferentes e, consequentemente, iniciam as atividades em datas distintas. Em caso de dúvidas, é recomendável que os aprovados procurem as coordenações de cursos para obterem outras informações.

Confira os calendários acadêmicos.

Módulos I e II

As notas das provas dos módulos I e II do Pism serão divulgadas no dia 17 de maio, e o resultado final será publicado no dia 26 do mesmo mês. As informações estarão disponíveis na página da Copese

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br 

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF