Diante do cenário nacional de baixa adesão à campanha de vacinação infantil contra a Covid-19, dois especialistas irão se reunir em uma live nesta quinta-feira, 10, às 19h com o intuito de esclarecer dúvidas sobre imunização para pediatras e demais profissionais da saúde de Juiz de Fora e região. O evento, que contará com uma palestra no período das 19h às 20h, e um segundo momento inteiramente dedicado a tirar dúvidas dos participantes sobre o assunto, das 20h às 21h. A transmissão ocorre no canal do YouTube da Prefeitura de Juiz de Fora.

Compõem a mesa dois participantes: Aripuanã Watanabe, virologista e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), além de José Geraldo Leite Ribeiro, pediatra e professor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. A mediação será realizada por Sandra Tibiriçá, pediatra e professora da UFJF. Para a médica e organizadora, o evento é uma oportunidade ímpar para as pessoas que queiram entender o assunto à luz da ciência. 

“Considerando as evidências científicas para a vacinação infantil, esse encontro tem uma especial importância para que os pediatras e outros profissionais de saúde possam esclarecer suas dúvidas com pesquisadores que se dedicam durante toda a sua carreira profissional ao estudo e trabalham diretamente com o tema. É uma ótima oportunidade para que todos tragam informações à luz das evidências científicas para tomar a melhor decisão, que com certeza será revertida em benefício das nossas crianças”, realça.

“Toda construção científica passa por muitas fases”

É importante ressaltar que tanto a vacina pediátrica da Pfizer (destinada ao público de 5 a 11 anos) quanto o imunizante Coronavac (a mesma vacina utilizada em maiores de 18 anos, mas com uma dosagem diferente) passaram por um rigoroso processo de análise pelas agências reguladoras de saúde no mundo todo. Desta forma, de acordo com a pesquisadora, é primordial reconhecer a importância desses fatores para explicitar a segurança e efetividade das vacinas.

“Toda  construção  científica passa por muitas fases. Precisamos assim verificar se todas estas fases foram cumpridas e quais foram os resultados em lugares diferentes: nas Américas, na Europa, Ásia, etc. A partir daí, verificamos o que vem ocorrendo de verdade com números no mundo real. Só assim acredito que podemos de fato trazer contribuições”, respalda.

Live: Vacinação da Covid-19 em crianças

Data: 10/02/2022
Horário: 19h às 20h (Apresentações) 20h às 21h (Tira-dúvidas dos participantes)
Canal: Youtube da PJF

Outras informações:

Canal do YouTube da Prefeitura de Juiz de Fora/PJF