A primeira edição deste ano do Projeto de Extensão Papo Reto Educação Financeira acontece nesta quinta-feira, dia 3, a partir das 19h30. Os debates são promovidos pelo grupo Pesquisa de Ponta da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com o Núcleo de Educação Financeira no Brasil (Nefriba). O evento será transmitido pelo canal do grupo de pesquisa no YouYube

O convidado é Lucas Rufino, do canal “1 milhão com 30”. O influenciador digital tem mais de 50 mil inscritos em seu canal no YouTube, 250 mil seguidores nas redes sociais e 1,7 milhão de acessos em seu blog. “No encontro virtual, Rufino vai dividir seus conhecimentos e experiência sobre investimentos e empreendedorismo. O convidado deste Papo Reto dará dicas preciosas de como organizar-se financeiramente, onde e como começar 2022 investindo seu dinheiro, bem como, dando dicas para evitar dívidas e não cair em armadilhas financeiras”, comenta o idealizador e coordenador do projeto de extensão, professor do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da UFJF, Marco Kistemann.

Ainda de acordo com Kistemann, o objetivo do primeiro “Papo Reto” de 2022 é convidar as pessoas a se organizarem melhor para o ano, buscando realizar debates com os convidados sobre como fazer reservas financeiras, cuidar melhor do seu dinheiro e dar um bom direcionamento para um investimento seguro das economias.

“Lucas Rufino também foi bolsista no nosso grupo de pesquisa, entre 2018 e 2020. Hoje é uma das maiores referências da nova geração de educadores financeiros para inclusão da população no mundo dos investimentos”, complementa o docente.

Além de Rufino e Kistemann,  participam da live outros membros do Núcleo de Educação Financeira do Brasil (Nefibra), como Arethusa Zero, Rachel Carvalho e Paulo Ricardo. A partir de 2022, todas as edições do “Papo Reto” também contarão com intérprete de libras.

Próximos encontros virtuais

Dentre os temas que serão abordados pelo projeto de extensão em 2022, terão destaque especial os assuntos relacionados aos impactos da pandemia de Covid-19 na economia e a possível situação no  pós- pandemia. “Serão abordados temas sobre endividamentos, uso consciente do dinheiro, ética e consumo, direitos do consumidor, investimentos para principiantes, propostas de vida minimalista, educação financeira e direitos humanos, saúde e cidadania”, explica o coordenador.

Kistemann recorda que este ano ainda é marcado pelas eleições presidenciais e pela Copa do Mundo, eventos os quais também geram impactos na economia. “Em anos eleitorais ou com grandes eventos redobra-se a atenção com o planejamento financeiro, pois há instabilidades econômicas nesses períodos. Daí a importância da organização financeira individual e familiar, adequando o orçamento doméstico para as demandas mais importantes da família, evitando endividamentos sempre que for possível.”

Na avaliação do professor, são grandes os desafios econômicos do país “É necessário que as pessoas recuperem seus empregos e cuidem com estratégia do dinheiro. Sem planejamento, epidemias de endividamento financeiro podem desestabilizar a economia das famílias, trazendo mais problemas em um cenário de pós-pandemia”, finaliza.

Siga o “Pesquisa de Ponta” no Instagram

Siga a Pró-Reitoria de Extensão no Instagram