A cerca de uma semana das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), previstas para os dias 5 e 6 de fevereiro, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) reitera seu compromisso com as medidas de proteção contra a Covid-19, e alerta os participantes sobre a necessidade do cumprimento dos protocolos previstos em edital

Para a coordenadora da Copese, Katiuscia Antunes, a UFJF está fazendo todos os esforços para trazer o máximo de segurança para os envolvidos no processo, e para isso conta também com o apoio dos candidatos e familiares nesta semana que antecede as provas. “Em relação aos candidatos que apresentem sintomas de Covid, a recomendação da Copese é a mesma dos órgãos de saúde. Esses estudantes precisam fazer o isolamento e,  na medida do possível, realizar o teste para detectar a doença. Como o próprio edital do Pism estabelece, não há a possibilidade de segunda chamada para aplicação das avaliações.”

Mesmo que a maioria do público-alvo já tenha recebido as duas doses da vacina, é preciso manter todos os protocolos de segurança. “Os candidatos precisam novamente ler o edital, olhar direitinho as questões de segurança, do uso de máscara, da higienização e do distanciamento para garantirmos um ambiente seguro” explica Katiuscia.

Pais e responsáveis devem evitar acompanhar os participantes ou permanecer nos locais de provas. De acordo com Katiuscia, alguns estacionamentos do campus vão ser liberados para que os acompanhantes possam deixar os candidatos e permanecer até que diminua o fluxo de carros no anel viário.

“É preciso entender que não é o momento de aglomeração. Mesmo sendo  espaços abertos e ao ar livre, é importante que a gente reforce essa necessidade. Além disso, os acompanhantes também devem estar  portando a máscara e seguindo as regras que são estabelecidas para a segurança nesse contexto de pandemia.” 

Serão dois dias de grande volume de circulação de pessoas nas cinco cidades de aplicação das provas – Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Volta Redonda e Petrópolis. Em Juiz de Fora, só o campus receberá cerca de 7 mil candidatos e, por isso, não deve ser opção de lazer ou prática de esportes para a comunidade no final de semana. O processo reúne, ao todo, cerca de 30 mil inscritos.

Máscaras obrigatórias

É exigido que o candidato esteja com máscara de boa qualidade, tampando nariz e boca

É obrigatória a utilização de máscaras faciais que cubram completamente a boca e o nariz (modelos tais como cirúrgicas, N95 e/ou de pano). A Universidade não fornecerá máscaras aos candidatos. Segundo o infectologista do Hospital Universitário, Rodrigo Daniel, o uso das proteções faciais é fundamental para combater a disseminação do vírus.

“Primeiro, há o controle da fonte, ou seja, uma pessoa que esteja infectada, e não saiba disso, ainda pode estar transmitindo. A utilização das máscaras reduz a carga de vírus eliminado no ambiente. O segundo motivo é a proteção individual, pois as máscaras vão reduzir a quantidade de vírus inalado e com isso diminuindo a chance de aquisição da doença”, destaca Souza. Quanto maior a eficácia da máscara, como as N95 ou PFF2,  maior será a proteção do candidato.

Quem comparecer ao local de aplicação das provas sem documento válido e/ou sem a máscara de proteção facial  deverá aguardar fora do local de aplicação até que algum familiar ou conhecido possa entregá-los, antes do fechamento dos portões. Além disso, durante a identificação, será necessária a higienização das mãos com álcool em gel próprio (recipiente transparente  e sem rótulo) ou fornecido pelo aplicador, antes de entrar na sala de provas. 

Cuidados com a saúde

Ainda considerando o cenário de excepcionalidade, os candidatos e profissionais que vão atuar nos dias de prova precisam se resguardar e tomar alguns cuidados com a saúde. Para Souza, é preciso ter ciência que os locais vão ser compartilhados com outros indivíduos, sendo preciso manter a segurança de todos. 

As pessoas devem evitar, nos dias que precedem a prova, aglomerações e a não utilização máscaras quando estiverem juntas com outras pessoas – Rodrigo Daniel, infectologista.

“As pessoas devem evitar, nos dias que precedem a prova, aglomerações e a não utilização máscaras quando estiverem juntas com outras pessoas. Com isso, elas vão evitar de adquirir o vírus nos dias que antecedem ao Pism. Já que se contraírem a doença, poderão ser impossibilitadas de fazer a prova e também se tornarão vetores de transmissão para outras pessoas que estarão fazendo os exames  junto com elas”, explica o médico.

Nos dias da prova

Candidatos devem observar o espaçamento entre as carteiras, utilizar máscara e álcool para higienizar as mãos

Segundo Souza, durante os dias de prova a pessoa deve ter em mente que é preciso evitar aglomerações, manter o distanciamento social, utilizar a máscara o tempo todo, retirá-la somente quando estiver distante de outras pessoas, e também fazer a higienização das mãos. “Toda vez que for tocar a  boca e os olhos, deve estar com sua mão higienizada, porque senão pode adquirir algum desses vírus, principalmente o da influenza.”

“O protocolo de biossegurança da UFJF foi avaliado por diversas pessoas que contribuíram para a orientação de todos os trabalhadores, estudantes e frequentadores das unidades”, afirma Souza. O candidato deve levar máscaras extras, para trocar durante a prova, e observar as regras de alimentação e ingestão de líquidos durante a prova. 

Também é importante que todos os atores envolvidos nas provas se preocupem com o ciclo vacinal. “Estamos enfrentando um aumento da variante Ômicron e também de um vírus novo da Influenza, denominado H3N2. A melhor maneira de prevenir é com a vacinação. Então, as pessoas devidamente vacinadas têm uma tendência menor de apresentar doença grave com complicações”, finaliza.

Locais de prova

O comprovante definitivo de inscrição, no qual conta o local de prova, já está disponível na Área do Candidato. É importante que os estudantes conheçam os espaços em que farão as avaliações com antecedência, para não ocorrer atrasos ou imprevistos em relação ao trajeto. Nos dias do Pism, os portões abrem às 11h30 e fecham às 13h. A duração das provas é de quatro horas, encerrando-se às 17h. Confira o edital.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF