Cerimônia de encerramento no Espaço Moinho, com participação de escolas públicas e parceiras. Solenidade foi no modo híbrido (Foto: Arquivo pessoal Priscila Goliatt)

O Projeto de Extensão Empreeduca da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) leva educação empreendedora e financeira a crianças e jovens de escolas públicas e parceiras em Juiz de Fora.  Por meio da iniciativa, os estudantes da rede básica desenvolvem colaborativamente ideias, projetos ou negócios sociais.

“O aprendizado se dá com o suporte por materiais, aulas teóricas e atividades práticas, através de métodos ativos e gamificados, baseados em business design. Usamos a gamificação  através de personagens de histórias em quadrinhos, HQ, criados especialmente para as nossas atividades, os Super Empreendedores”, explica a professora do Departamento de Ciência da Computação  da UFJF e coordenadora do projeto de extensão, Priscila Goliatt.

A docente destaca que os principais beneficiários da ação extensionista são os alunos do ensino fundamental e ensino médio. “Assim como as suas famílias e os professores embaixadores, que são professores das escolas participantes que também sofrem uma imersão em nossas aulas, atuam junto com nossos tutores se capacitando para levar  a metodologia do Empreeduca para outras disciplinas e escolas da região.”

A equipe do Empreeduca é multidisciplinar, composta por sete estudantes dos cursos de Direito, Administração, Medicina e Nutrição da UFJF, além da coordenadora e de três professores embaixadores.

Encerramento do ciclo 2021

No último sábado, dia 18, o projeto de extensão concluiu o ciclo de atividades de 2021 com uma cerimônia em formato híbrido. A etapa presencial foi realizada no Espaço Moinho, no bairro Francisco Bernardino, em Juiz de Fora. “Tivemos a participação de 20 alunos das escolas públicas e parceiras, escolas municipais Rocha Pombo, João Guimarães Rosa, e Cecília Meireles; da Escola Integra; e do Projeto Praça Centro de Esportes Unificado (Praça CEU)”, ressalta Priscila.

No evento, os estudantes apresentaram os projetos de empreendedorismo social, desenvolvidos nos últimos quatro meses, sendo eles:  Olhar Virtual – aplicativo para auxiliar na mobilidade de pessoas cegas ou com baixa visão; Jogo da Empatia – sistema de jogo e apoio psicológico para o enfrentamento do bullying nas escolas; sistema de aperfeiçoamento para detecção de cyberbullying e racismo nos jogos on-line; Marias de Sucesso – plataforma de educação empreendedora e financeira, suporte e mentorias para mães adolescentes (10 a 19 anos); Bioplástico – programa para a substituição de materiais plásticos por um novo material biodegradável e de menor impacto ambiental; e Contekomigo – aplicativo de apoio por meio de games para o combate à depressão entre jovens e adolescentes.

“Os projetos foram apresentados para uma banca composta por representantes do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da UFJF, do Espaço Moinho e do Enactus UFJF. Após uma manhã repleta de atividades e integração entre os times, professores e familiares, tivemos a apresentação do time vencedor, o projeto Contekomigo”, destaca a coordenadora.

Time Enactus

O Empreenduca é um projeto de extensão que também integra o Time Enactus UFJF para o empreendedorismo social, com a capacitação de estudantes da Universidade em projetos para atendimento às comunidades do município. Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo por meio da ação empreendedora.

“Se você é aluno da UFJF e está interessado em conhecer e participar dos nossos projetos, se inscreva no nosso processo seletivo”,  convida Priscila.

Acesse aqui o edital do processo seletivo do Enactus UFJF.

Saiba mais:

Projeto de extensão “Empreeduca” nas redes sociais:

Instagram TikTok Linkedin

Outras informações: capriles@ice.ufjf.br