O Seminário de Iniciação Científica (Semic) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estreia sua vigésima sétima edição na segunda-feira, 13, e acontece inteiramente on-line pelo segundo ano consecutivo. Tanto a abertura quanto o encerramento serão transmitidos publicamente pelo canal oficial do evento no Youtube, nos dias 13 e 17 (segunda e sexta-feira), às 16h e às 14h, respectivamente. Já as webconferências – momento em que os projetos finalistas de cada área de conhecimento são apresentados – acontecem entre os dias 14 e 16 (terça, quarta e quinta-feira), sendo transmitidas pelo Siga e também abertas ao público interessado.

“Mais do que nunca, esse momento é de grande satisfação por mais uma etapa vencida em meio às muitas dificuldades pelas quais passam as universidade brasileiras. Simbolicamente, representa um ato de resistência em um campo altamente prejudicado com os cortes de orçamento das agências de fomento”, reforça a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Mônica Oliveira. “Acredito que recrutar e formar nossos futuros cientistas constitui uma das tarefas mais importantes das universidades brasileiras e a UFJF, com seu robusto programa de iniciação científica, vem contribuindo fortemente para a consolidação da pesquisa e do desenvolvimento do país.”

Abertura conta com pesquisadora da Fundação Ezequiel Dias (Funed)
A abertura oficial do 27º Semic será realizada pela pesquisadora Luciana Maria Silva, da Fundação Ezequiel Dias (Funed), instituto de referência na área de ciência, tecnologia e inovação. A transmissão acontece pelo Youtube na segunda-feira, dia 13, às 16h. Luciana é co-fundadora da Liga de Ciência Preta Brasileira (LCPB) e sócia fundadora da OncoTag, startup de desenvolvimento de projetos de pesquisa para determinação do perfil genético de pacientes oncológicos.

A pesquisadora adianta que, em sua fala durante a abertura, abordará o valor da história da ciência junto à humanidade e  lembrará aos estudantes e professores que, atualmente, são eles que pavimentam o caminho para as gerações futuras. A iniciação científica, tema celebrado pelo Semic, é, de acordo com Luciana, o primeiro e importante passo nessa caminhada.

Webconferências recebem os projetos finalistas; vencedores serão anunciados no encerramento no evento
As webconferências do Semic são a etapa final de avaliação dos projetos, consistindo na apresentação síncrona, via videoconferência, por estudantes inscritos e participantes do programa de Iniciação Científica (IC). Os finalistas de cada uma das sete áreas de conhecimento foram divulgados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp)

A apresentação é obrigatória para concorrer à premiação. Cada uma deverá ter a duração de, no máximo, 15 minutos, sendo dez minutos para a exposição oral do aluno e cinco minutos para as considerações dos avaliadores. É permitido a utilização de recursos audiovisuais, como slides. As webconferências são transmitidas pelo Siga e abertas ao público. Abaixo, o cronograma de apresentações:

Data Horário Áreas de conhecimento
14/12 (3ª feira) 14h Engenharias e Computação e Ciências Exatas
15/12 (4ª feira) 14h Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes
16/12 (5ª feira) 14h Ciências Biológicas e Ciências da Saúde

Os projetos vencedores e as menções honrosas do 27º Semic serão divulgados no encerramento oficial do evento, que será transmitido na sexta-feira (17), às 16h, no canal do seminário no Youtube.

Outras informações:
Site do Semic
Canal do Semic
Link direto para a abertura
Link direto para o encerramento