Consagrado como parte tradicional do calendário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Seminário de Iniciação Científica (Semic) chega à vigésima sétima edição e, pelo segundo ano consecutivo, será transmitido inteiramente on-line, publicamente, por meio do canal do evento no Youtube. A abertura oficial acontece na segunda-feira, dia 13, às 16h, e será realizada pela pesquisadora Luciana Maria Silva, da Fundação Ezequiel Dias (Funed) – referência na área de ciência, tecnologia e inovação –, além de co-fundadora da Liga de Ciência Preta Brasileira (LCPB).

A convidada abordará o valor da história da ciência junto à humanidade, bem como a importância de todos aqueles que vieram antes de nós – e, a partir da noção desse esforço constante empenhado no método científico, lembrará aos estudantes e professores que, atualmente, são eles que pavimentam o caminho para as gerações futuras. De acordo com a pesquisadora, a iniciação científica é o primeiro e importante passo nessa caminhada.

“A ciência é dinâmica, está sempre avançando e contribuindo para diversas questões humanas”, reforça Luciana, que destaca a importância da perspectiva a respeito do processo científico. “Uma descoberta, às vezes, não tem uma aplicação imediata. Um exemplo foi a difração da luz que, em primeiro momento, não teve sua aplicação compreendida com a dimensão que vemos hoje, quando ela é aplicada em vários campos, como da biotecnologia.”

Programação do 27º Semic
Após a abertura oficial do evento, acontece, entre os dias 14 e 16, a última etapa do seminário, que conta com a apresentação dos trabalhos finalistas, selecionados de acordo com cada área de conhecimento. Os projetos serão expostos de forma síncrona, através de webconferências, por estudantes inscritos e integrantes de um programa de iniciação científica.

As avaliações finais serão realizadas por uma comissão composta por, ao menos, três membros de cada colégio – entre eles, no mínimo dois serão externos à UFJF. No total, são três colégios que abarcam as áreas de conhecimento: colégio de Ciências Exatas (Engenharias e Computação e Ciências Exatas), colégio de Ciências da Vida (Ciências Biológicas e Ciências da Saúde) e colégio de Humanidades (Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes).

A divulgação dos projetos premiados e dos trabalhos com menção honrosa será realizada no encerramento oficial do 27º Semic, que será transmitido na sexta-feira, dia 17, às 16h.

Abertura será transmitida on-line

Outras informações: