Estão abertas as inscrições para a segunda edição do “Grupo Dentro de Casa”, promovido pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa de acolhimento, que visa abordar o isolamento social e todas as implicações disso na rotina dos estudantes, terá, ao todo, seis encontros semanais, às quartas-feiras, das 16h às 17h40, a partir do dia 11 de agosto.

Poderão participar dos encontros apenas 12 graduandos da Universidade, escolhidos por ordem de inscrição no formulário eletrônico e por uma entrevista inicial. O grupo será fechado, com os mesmos participantes do início ao fim. As reuniões acontecerão via Google Meet.

“Os encontros auxiliarão os estudantes durante o ensino remoto emergencial de forma a romper um pouco com o isolamento social, com o padrão superficial das interações virtuais e com a apatia gerada por esse novo período”, afirma a psicóloga da Proae que conduzirá os encontros, Camila Oliveira. “O grupo surge como um espaço de compartilhamento de vivências e acolhimento neste momento de insegurança, isolamento e perda/suspensão de antigas referências.”

A psicóloga explica que os temas discutidos serão baseados nos desafios e nos aprendizados dos participantes nesse período de isolamento. Além disso, os estudantes também poderão propor temas específicos a serem trabalhados dentro dos objetivos do grupo.

“Minha expectativa é que seja um grupo que se desenvolva de forma dialógica, dinâmica e descontraída, assim como foi o grupo da primeira edição desse projeto que aconteceu no início do período letivo. Penso que cuidar da saúde mental neste momento não é apenas cuidar de si mesmo, mas de suas relações e seus projetos de vida, incluindo o aspecto acadêmico”, finaliza Camila.

Formulário para inscrição.

Outras informações: Pró-Reitoria de Assistência Estudantil-UFJF