A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, na próxima segunda-feira, dia 13, uma Audiência Pública sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) válido para o quinquênio 2022-2026. A iniciativa, que ocorre a partir das 14h, de maneira remota, apresentará o atual estágio de elaboração do novo PDI para a comunidade, além de demonstrar a estrutura geral do documento. A audiência pode ser acompanhada por qualquer pessoa, pelo canal da TV UFJF, no YouTube, não sendo necessária inscrição prévia.

Atualmente, o processo de construção do Plano encontra-se na fase de início da elaboração do documento, com a redação de alguns textos preliminares. Foram cumpridas todas as etapas anteriores, e concluída a fase de envio de propostas. Agora, elas estão sendo revisadas pela Comissão Executiva.

“Assim que revisarmos as propostas, partimos para a elaboração do texto final. Todas as etapas estão sendo cumpridas da forma esperada”, afirma o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Gestão da UFJF, Eduardo Condé, que preside a Comissão Executiva.

A expectativa é de que todas as propostas sejam revisadas ainda antes do fim de 2021. Depois desta etapa, o texto final é encaminhado para a aprovação da Comissão Executiva e, em seguida, da Comissão Gestora, que por sua vez encaminhará o documento para ser apreciado pelo Conselho Superior (Consu).

“Tivemos mais de 200 pessoas que se debruçaram sobre as propostas. É um número importante, considerando as dificuldades pelas quais passamos e o tempo de desenvolvimento desses projetos. Considero que tivemos uma participação popular bastante razoável, diante das circunstâncias”, finaliza Condé.

O que é o PDI?

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento de planejamento e gestão institucional, elaborado para vigorar por um período determinado e que deve ser estruturado considerando filosofia de trabalho, missão, diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional e atividades acadêmicas da Universidade. A meta é definir seus objetivos e determinar as melhores estratégias para atingi-los.

O PDI 2022-2026 da UFJF pretende orientar as ações institucionais, fornecendo elementos basilares para o planejamento da gestão da Administração Superior, dos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares, das unidades acadêmicas e de seus cursos de graduação e de pós-graduação, além dos projetos, dos programas de extensão e de suas ações nos campos da cultura e da inovação.

Outras informações: Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)