“Ocidente em crise no Século XXI: Diálogos interdisciplinares” é o tema do evento que acontece em abril de 2022 (Imagem: Pixabay)

Com o tema “Ocidente em crise no Século XXI: Diálogos Interdisciplinares”, a 7ª Jornada de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) acontece entre os dias 4 e 8 de abril de 2022. O edital para submissão dos trabalhos científicos já está disponível e os resumos para as inscrições devem ser enviados até 7 de janeiro. As inscrições para ouvintes estarão abertas a partir do dia 14 de janeiro.

O evento visa promover reflexões sobre as múltiplas crises nos campos de política, economia, cultura, meio ambiente, saúde, relações sociais e conhecimento. Com perspectiva interdisciplinar, as discussões englobam as três grandes áreas formadoras das Ciências Sociais: Sociologia, Antropologia e Ciência Política.

“A Jornada é uma tradicional parceria entre estudantes de graduação e pós-graduação do curso de Ciências Sociais da UFJF. Tem uma importância fundamental para incentivar os alunos a divulgarem suas pesquisas e a terem um primeiro contato com a organização de um evento acadêmico. No caso dos estudantes de graduação, oportuniza o contato com professores de outras instituições, através dos grupos de trabalho (GTs), das mesas e conferências, das oficinas e minicursos”, explica uma das organizadoras, Camila Miranda. 

Edição on-line
Essa é a primeira edição da Jornada que acontece on-line, devido à situação pandêmica, o que, segundo os organizadores, facilita ainda mais que estudantes de todo o país possam participar. A divulgação das propostas aprovadas para os grupos de trabalhos será feita no dia 21 de fevereiro, enquanto o período para envio de trabalhos completos se encerra em 18 de março. Podem submeter resumos e trabalhos científicos alunos e pesquisadores vinculados à UFJF e a outras instituições de ensino superior, ou mesmo aqueles que não tiverem vínculo ativo, mas atendam ao grau de graduação exigido.

As taxas de inscrição variam entre R$ 10 e R$ 20 para aqueles que apresentarem trabalhos e participarem de minicursos. Os valores estão detalhados no edital. Não será cobrada taxa de de ouvintes em mesas, conferências, oficinas e GTs do evento. As informações para pagamento serão disponibilizadas no site oficial do evento no dia 14 de janeiro.

A programação das mesas e conferências estão disponíveis no site do evento

O evento
A Jornada de Ciências Sociais da UFJF surgiu, em 2013, a partir de uma parceria entre estudantes de graduação e pós-graduação do curso de Ciências Sociais da UFJF, unindo dois eventos acadêmicos tradicionais da instituição: a Semana de Ciências Sociais, que este ano estaria em sua 22ª edição, e o Seminário de Pós-graduação em Ciências Sociais, que completaria 12 anos. O evento busca dar continuidade aos esforços pela preservação de um espaço de diálogo sobre as experiências e produções científicas discentes. O encontro é referência na área e conta com a participação de alunos de todas as regiões do país. 

Outras informações
7ª Jornada de Ciências Sociais