Encontro gratuito acontece nos dias 6, 7 e 8, com transmissão via Youtube (Foto: Pixabay)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia, virtualmente, de segunda a quarta, dias 6,7 e 8 de dezembro, a segunda edição do “World CAAD PhD Workshop”. O evento tem como objetivo promover troca de conhecimento em design computacional e fomentar pesquisas de doutorado nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e de Design. A participação é gratuita e a transmissão acontece via canal do World CAAD 2021 no Youtube, sempre das 9h às 11h30.

Temáticas
Na segunda-feira, o foco é discutir o projeto auxiliado pelo computador aplicado no estudo de fachadas de edifícios. Na terça, será abordada a incorporação da inteligência artificial na arquitetura, além de otimização e performance da edificação. Para encerrar, na quarta, o tema é a incorporação da informática no estudo das cidades, culturas e processos resilientes. A discussão entra na questão de como uma cidade pode ser mais sustentável, e também como utilizar  o espaço urbano, tudo a partir dos estudos computacionais.

Dinâmica
Foram selecionados pelas sociedades organizadoras do evento 15 estudantes de doutorado ao redor do mundo que apresentarão suas pesquisas acerca dos temas discutidos para 15 professores chamados de painelistas. 

Entre eles está o docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UFJF, Fernando Lima, que explica como funciona a função. “Vamos agir como tutores no sentido de tentar organizar a pesquisa deles, dar feedback, fazer comentários, para que o trabalho seja continuado da melhor maneira possível. Então, a ideia é basicamente fazer um evento em que a gente possa ter troca, por exemplo um estudante aqui do Brasil vai ter feedback de professores da Ásia, da América do Norte, da Europa, do mundo arábe e, assim, sucessivamente”

O evento
O World CAAD é um evento acadêmico organizado por cinco associações internacionais de design computacional. Entre elas, está a Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital (Sigradi), responsável pela organização da edição deste ano. Fazem parte do comitê organizador os professores da FAU/UFJF, Fernando Lima e Frederico Braida, ambos integrantes da Sigradi.

Lima atua no Comitê Executivo Internacional, e Braida, no Comitê Assessor. Braida destaca que fazer parte do Sigradi ajudou a inserir a UFJF dentro das discussões acerca do design computacional e abriu caminho para tornar a Universidade a sede virtual do evento esse ano. “Organizar o World CAAD é fundamental para o próprio reconhecimento das nossas pesquisas e da UFJF dentro desse campo de estudo. Isto denota credibilidade para a instituição e mostra como a gente está desenvolvendo nossas pesquisas, alinhadas com uma discussão ao redor do mundo, a ponto de delegarem a nós a incumbência de organizar e dar as diretrizes desse evento.”

Confira a programação completa.

Mais informações
World CAAD 2021