A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta quarta-feira, 17, edital para a submissão de programas e projetos de extensão voltado exclusivamente ao campus Governador Valadares (UFJF/GV). O edital Nº 05/2021 tem a finalidade de estimular, apoiar e promover projetos de extensão que visem atender às demandas por ações interprofissionais e interdisciplinares nos campos dos Direitos Humanos e da Saúde, na comunidade de Governador Valadares.

O recurso financeiro do edital é fruto de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Leonardo Monteiro (PT-MG) disponibilizada a partir de uma análise das condições socioeconômicas do município de Governador Valadares e do histórico extensionista da UFJF-GV, atendendo não só as necessidades da UFJF mas também da comunidade para a qual a instituição vai trabalhar e direcionar os serviços.

Serão concedidas 38 bolsas de extensão aos projetos propostos pelos docentes, técnico-administrativos em educação e professores convidados das diferentes Unidades Acadêmicas e Setores da UFJF-GV, assim distribuídas: 18 bolsas para a área de Direitos Humanos e Justiça e 20 bolsas para a área de Saúde.

Para a pró-reitora de Extensão Ana Lívia Coimbra, o edital representa o o fortalecimento da UFJF em Governador Valadares e da qualificação dos estudantes. “Nossa comunidade acadêmica vai a campo atender demandas sociais concretas que resultam na qualificação da formação profissional, bem como possibilitam a realização de projetos de pesquisa, a partir de uma conduta investigativa de nossos estudantes”.

A inscrição da proposta do projeto deverá ser realizada pela internet, por meio da plataforma Siga-Extensão, até o dia 16 de dezembro. É preciso preencher o formulário da proposta no respectivo ícone da modalidade (Projetos); anexar os documentos necessários, indicar o presente edital e, em seguida, submeter a proposta. O resultado final será divulgado na página da Proex, no dia 09 de fevereiro de 2022.

De acordo com Alex Sander de Moura, coordenador acadêmico da UFJF-GV, agora a instituição deve trabalhar para ofertar esta modalidade de edital permanentemente. “O nosso desafio é fazer com que consigamos ofertar esta modalidade de edital em todos os próximos anos. Quero registrar o apoio do professor Ângelo Denadai, diretor-geral da UFJF-GV; da professora Ana Lívia, nossa pró-reitora de Extensão; e das servidoras do setor de extensão aqui de GV, Devani Tomaz e Magali Soares”.

Mais informações estão disponíveis no edital.