Foi disponibilizada no site da Organização Mundial da Saúde (OMS), a tradução para português brasileiro da publicaçãoEstrutura de gestão de risco de desastres e Emergências de Saúde” realizada por professores e alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O trabalho de tradução foi desenvolvido e orientado pelos professores da Faculdade de Engenharia, Jordan Souza e Gislaine dos Santos, em conjunto com as alunas Maria Fernanda Medici, Vivian Teixeira e Lara Leite.

Os professores e alunos são integrantes do Núcleo de Engenharia Pública e Resiliência Urbana (Nepru) e realizaram o projeto de tradução com o objetivo de trazer mais popularidade para o tema de resiliência urbana, ou seja, a capacidade do ambiente urbano em retornar rapidamente às suas funções diante de uma mudança que limite suas possibilidades atuais ou futuras. E também para a questão da redução de riscos de desastres, que carecem de conteúdo em português. O material tem uma abordagem integrada para gerenciar riscos e consequências de emergências e desastres e ajudar na recuperação dos sistemas de saúde, comunidades e países diante das consequências dos desastres.

A publicação é voltada para os servidores públicos que trabalham na área de Defesa Civil e Saúde Pública. A necessidade de disponibilizar essas informações para o público, foi o principal motivo para iniciar o processo de tradução de materiais internacionais sobre o tema.

“O Nepru tem desenvolvido várias ações, não só da extensão, do ensino e  da pesquisa, em que a gente observa que o Brasil está carente de várias metodologias e conhecimentos, que estão sendo amplamente divulgadas e executadas internacionalmente. E aqui no Brasil a gente ainda tem essa dificuldade por causa da compreensão do idioma estrangeiro”, ressalta Souza.

Segundo o professor, em cursos realizados pelo núcleo os participantes relataram que ter contato com documentos sobre essas metodologias e conhecimentos foi de extrema importância para compreenderem  novos conceitos na atuação de desastres. Souza também reitera que a tradução e adaptação, feita baseada na questão socioeconômica do país e também nas diferenças técnicas e legislativas, é uma forma de aproximar a Universidade e o serviço público à comunidade, e ajudar no desenvolvimento da redução de riscos de desastres no Brasil.

Cidades resilientes

Inspirado pela iniciativa “Construindo Cidades Resilientes” da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como objetivo alertar governos e cidadãos sobre a necessidade de preparar as cidades para contextos de desastres, o Nepru criou um curso que leva o nome da iniciativa. O curso de extensão se encontra atualmente na segunda edição e é realizado de forma remota em parceria com o Centro de Educação a Distância (Cead) da UFJF.  É destinado a  militares do Corpo de Bombeiros, servidores públicos atuantes na Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, ou nas áreas de planejamento, meio ambiente e saúde. É dividido em cinco módulos e tem como meta capacitar interessados no uso de ferramentas e metodologias disponibilizadas pelo Escritório para Redução do Risco de Desastres (UNDRR) da ONU.

Outras informações: Núcleo de Engenharia Pública e Resiliência Urbana – Nepru