Estão abertas as inscrições para a terceira edição do curso “Construindo Cidades Resilientes”, realizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com o Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Desastres (UNDRR) Américas e Caribe. A iniciativa, que conta com o apoio do Centro de Educação a Distância (Cead), é oferecida de forma on-line e gratuita, e aberta ao público em geral.

Ferramentas apresentam perguntas estruturadas em torno dos “Dez princípios básicos para construir cidades resilientes” (Estela Loth/UFJF)

O curso, além de apresentar a Iniciativa Global Construindo Cidades Resilientes (MCR2030), visa explicar funcionalidades, dinâmicas, roteiro e articulação que o gestor pode seguir na aplicação de ferramentas (Scorecards) com diretrizes para elaboração do Plano Local de Resiliência. As ferramentas apresentam várias perguntas estruturadas em torno dos “Dez Princípios Básicos para Construir Cidades Resilientes”, que cobrem diferentes aspectos necessários para a construção da resiliência a desastres.

De acordo com a coordenadora do curso, Gislaine dos Santos, as “scorecards” ajudam governos locais a refletirem sobre o progresso e as áreas para melhorias adicionais da estrutura de governança, compreensão dos riscos, finanças, planejamento urbano e infraestrutura. “Nesse contexto, a autoavaliação considera também o envolvimento da sociedade na resposta e recuperação de emergência, e ajuda a destacar as contribuições potenciais de todos os setores para aumentar a resiliência da cidade.”

Esta edição visa ainda impulsionar a capacitação de gestores e engajar as prefeituras para futuramente participarem do curso de especialização lato sensu “Cidades Resilientes a Desastres”, na modalidade a distância e gratuita.

As inscrições no curso de duração ficam abertas até 3 de maio.

Especialização
Já especialização lato sensu “Cidades Resilientes a Desastres”, aprovada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp), deve ter início em 2023, na modalidade a distância, via Cead, com duração de dois semestres letivos e apoio técnico da UNDRR,

Será adotado o modelo de capacitação “In Company”, ou seja, voltado especificamente para prefeituras, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de estratégias locais de redução do risco de desastres com a participação ativa dos gestores do município. A intenção é que sejam selecionadas duas prefeituras a partir de um edital de chamamento público, com divulgação prevista no segundo semestre deste ano. Cada município deverá indicar servidores das áreas de Defesa Civil; Meio Ambiente; Educação; Planejamento Urbano; Finanças; Jurídico; Saúde; Obras; Assistência Social; e Governo.

O formulário eletrônico de manifestação de interesse já está disponível. Nele é possível que cada prefeitura realize um cadastro institucional para receber informações sobre o curso. Os interessados devem acessar o modelo de manifestação de interesse.

Universidade oferece curso de especialização sobre cidades resilientes

Curso Construindo Cidades Resilientes – 3ª edição