Acontece neste domingo, dia 14, a aplicação das provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação a conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas durante a formação. A avaliação é obrigatória e a situação de regularidade do estudante no Enade deve constar no histórico escolar final dos alunos formados. Nesta edição, estudantes de 23 cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)  participarão das provas.

Para concluir a graduação, os estudantes concluintes serão avaliados por meio da prova e do preenchimento do Questionário do Estudante, que está disponível para o envio das informações até o sábado, 13, pelo Sistema Enade.

Segundo o portal do Instituto Nacional  de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.

Cursos que participam do Enade 2021

Nesta edição, 23 graduações – bacharelado e licenciatura – da UFJF participam do Enade.

Bacharelado

Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Design; Educação Física; Filosofia; Geografia; História; Química; e Sistemas de Informação.

Licenciatura

Artes Visuais; Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Matemática; Música; Pedagogia; e Química.

Cadastro no Sistema Enade

O primeiro passo para o feitio dos exames é o cadastro no Sistema Enade. Neste caso, os concluintes dos cursos de graduação selecionados devem acessar a plataforma para atualizar o cadastro, responder ao Questionário do Estudante e imprimir o cartão de confirmação. Em seguida, o estudante concluinte deve estar atento ao local e ao horário da realização das provas que acontece neste domingo, 14. Vale destacar que a realização do Enade é requisito para a Colação de Grau. Em caso de ausência no dia do exame, o estudante deve rever os Critérios de Dispensa previstos no edital Enade, fazer a solicitação e requerer a dispensa das provas.

Cartão de confirmação

Já está disponível, no Sistema Enade, o Cartão de Confirmação dos estudantes inscritos pelas instituições de educação superior para o Enade 2021. Para visualizar o documento, o participante deve ter concluído o Cadastro do Estudante e o preenchimento do Questionário do Estudante. No cartão, constam informações como local e horário de aplicação da prova do Enade, documentação de identificação exigida no dia do exame e atendimentos especiais, caso tenham sido solicitados e aprovados.

Enade

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o  Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Juntos, formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada em seu histórico escolar pela instituição de educação superior à qual está vinculado.

Confira o edital do Enade 2021

Acesse o Sistema Enade

Saiba mais sobre o Enade

Outras informações: Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi)