Com a retomada gradual das atividades presenciais de ensino, pela primeira vez a volta às aulas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será marcada por dois calendários acadêmicos diferentes: o semestre suplementar 2, que tem início dia 4 de outubro para o campus-sede e em 18 de outubro para Governador Valadares; o segundo semestre de 2021, em formato híbrido, a ser iniciado em 18 de outubro, mesclando Ensino Remoto Emergencial (ERE) e atividades presenciais.

“Nossa expectativa para o retorno das atividades presenciais, seja no semestre suplementar ou no semestre regular é que, recompondo os calendários acadêmicos, principalmente em relação à oferta das disciplinas práticas presenciais, os cursos de graduação, cumprindo os protocolos de biossegurança, possam retornar à sua normalidade dentro do momento em que nós estamos”, afirma o pró-reitor de Graduação da Universidade, Cassiano Caon Amorim.

Semestre suplementar 2

O semestre suplementar permite resgatar componentes curriculares não oferecidos no Ensino Remoto Emergencial, como as disciplinas práticas dos cursos da área de saúde. Esses cursos não tinham condições de prosseguir abrindo novas turmas, sem a reposição. O semestre suplementar segue um calendário próprio e sua duração é de até dez semanas. Por isso, seus respectivos alunos cursarão o segundo semestre letivo de 2021 em outro momento posterior.

Quatro cursos da UFJF já operavam neste modelo – Medicina e Enfermagem (campus Juiz de Fora) e Odontologia (de Juiz de Fora e Governador Valadares). Para o segundo semestre suplementar, que tem início dia 4 de outubro para o campus-sede e em 18 de outubro para Governador Valadares, a Resolução nº 51/2021 do Consu aprovou, em formato híbrido, o uso desse recurso para os seguintes cursos:

No campus de Juiz de Fora:
Enfermagem;
Farmácia;
Fisioterapia;
Medicina;
Odontologia;
Jornalismo;
Rádio, TV e Internet.

No campus de Governador Valadares:
Farmácia;
Medicina;
Nutrição;
Odontologia.

Segundo semestre de 2021 – regular híbrido

Em decorrência da pandemia, o segundo semestre letivo de 2021 ainda será regido pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE), porém poderá haver atividades presenciais para grupos de estudantes. A decisão do Conselho Superior de retomada gradual das aulas presenciais permite que sejam oferecidas, em formato presencial, disciplinas práticas, teórico-práticas e os estágios obrigatórios. As disciplinas teóricas devem continuar sendo ministradas de maneira remota.

O segundo semestre regular híbrido inicia-se em 18 de outubro, com aulas teóricas em esquema remoto para todos os estudantes de graduação presencial da UFJF, com exceção daqueles que cursam o semestre suplementar.

As primeiras semanas serão voltadas para a preparação e o planejamento do corpo docente e técnico para o retorno presencial. Assim, as disciplinas em formato presencial – práticas, teórico-práticas e os estágios obrigatórios – começam em 3 de novembro.

As disciplinas práticas que serão ofertadas dependem dos conselhos de cada unidade, uma vez que eles são os responsáveis por decidir quais serão as disciplinas do segundo semestre. A orientação é que os estudantes entrem em contato com as coordenações de curso para obterem essas informações e que também leiam a Resolução nº 33/2020 do Consu, que aponta as condições excepcionais para o período de pandemia.

Em relação às disciplinas práticas, teórico-práticas e estágios, caso o estudante não tenha condições de realizá-las, há a alternativa de não se matricular e dar sequência ao curso fazendo apenas as disciplinas teóricas. Se forem oferecidas apenas disciplinas práticas ou teórico-práticas ou elas sejam as únicas faltantes para o término da graduação, o estudante pode pedir o trancamento da disciplina ou do curso, no prazo definido no Calendário Acadêmico.

Alguns calouros ainda não ingressam

Os calouros dos cursos de Medicina, Enfermagem (campus Juiz de Fora) e Odontologia (campi JF e GV) ainda não iniciarão as aulas. Por conta da paralisação da oferta de disciplinas práticas presenciais durante o Ensino Remoto Emergencial, as turmas ingressantes no ano letivo de 2021 devem esperar que o calendário acadêmico seja refeito.

Assim, esses calouros só começarão as aulas quando a reposição do currículo travado for possível, por meio dos semestres suplementares. A futura data de início será divulgada a esses calouros oportunamente.

Protocolos de biossegurança

A UFJF adota uma série de Protocolos de Biossegurança para evitar a contaminação por Covid-19; entre eles, a obrigatoriedade do uso de máscaras e EPIs, distanciamento social, remanejamento dos espaços e turmas. Além desses, os próprios cursos também podem definir, com aprovação da Comissão Interna de Segurança, outras normas específicas.

A Instituição também conta com a plataforma de monitoramento Busco Saúde. Todos os membros da comunidade acadêmica em atividades presenciais devem se registrar no sistema e relatar a ocorrência de sintomas ou contato com casos confirmados de Covid-19.

Dúvidas gerais

Os estudantes que precisarem de ajuda devem entrar em contato com a sua coordenação de curso ou com a Central de Atendimento pelo telefone (32) 2102-3911 (fixo e whatsapp) ou ainda pelo e-mail faleconosco@ufjf.edu.br. A oferta das disciplinas – e em qual formato elas serão abertas – depende das deliberações dos conselhos de cada unidade.