Espaços físicos continuam com medidas de restrição de acesso e de circulação de pessoas, conforme protocolos de biossegurança (Foto: Géssica Leine/UFJF)

Com a retomada gradual das atividades presenciais na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), alguns serviços oferecidos pela reitoria voltam a ter atendimento presencial ao público, a partir desta segunda-feira, 25. Os espaços físicos da Universidade, no entanto, continuam com medidas de restrição de acesso e de circulação de pessoas, embasadas nos Protocolos de Biossegurança da UFJF, elaborados pela Comissão de Infraestrutura e Saúde (CIS) e aprovados em agosto de 2020, pelo Conselho Superior (Consu)

A Administração Superior recomenda que os usuários deem preferência ao atendimento remoto, sempre que possível, com o objetivo de evitar aglomerações. Aqueles que realmente precisarem acessar o campus devem, obrigatoriamente, usar máscara de proteção facial e respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas. 

Confira, abaixo, o horário de atendimento presencial das unidades administrativas sediadas na reitoria. 

Central de Atendimento
A Central de Atendimento (CAT) está atendendo presencialmente, em horário reduzido – de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. O órgão orienta que as pessoas que realmente necessitam de atendimento físico (como a retirada de documentos, por exemplo) façam contato prévio com a CAT, por meio do WhatsApp (32) 2102-3911, do endereço eletrônico faleconosco@ufjf.edu.br e do “Jivochat” disponível na página da Central. O agendamento é feito de segunda à sexta, das 8h às 20h.

Imagem Institucional
A Diretoria de Imagem Institucional retoma o atendimento presencial a partir desta segunda-feira, 25. O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 19h e sexta, das 8h às 18h. 

Procult
A Pró-Reitoria de Cultura (Procult) ainda está com o atendimento presencial suspenso, retomando essas atividades a partir de novembro. Os horários ainda serão divulgados. 

Proex
Já a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) volta a atender o público de maneira presencial a partir do dia 25, de segunda à sexta, das 8h às 20h. A Proex também continua oferecendo atendimento remoto, que deve ser acessado por meio dos seguintes endereços eletrônicos: – secretaria (secretaria.extensao@ufjf.edu.br); gerência de extensão (extensao@ufjf.edu.br); emissão de certificados (proexufjfcertificados@gmail.com); acompanhamento e monitoramento (monitoria.extensao@ufjf.edu.br); comunicação (imprensa.extensao.ufjf@gmail.com); e eventos (anapaulacobuciproex@gmail.com). 

Progepe
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) retoma o atendimento presencial a partir desta segunda, funcionando segundas, quartas e sextas, das 7h às 13h; e terças e quintas, das 13h às 19h.

Prograd
Outro setor que retoma o atendimento ao público presencial nesta segunda é a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)A Secretaria funcionará segunda-feira, das 8h às 20h; terça, quinta e sexta, das 8h às 14h; e quarta-feira, das 14h às 20h.  

Já a Gerência de Estágio e a Gerência de Bolsas iniciam o atendimento presencial na próxima quarta-feira, 27, recebendo o público às segundas, quartas e sextas, das 8h às 14h; e às terças e quintas, das 14h às 20h. 

A Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) e a Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) estão trabalhando presencialmente, em escala reduzida, porém sem atendimento presencial ao público. Os interessados devem entrar em contato pelos endereços eletrônicos vestibular@ufjf.edu.br e cdara@ufjf.edu.br, respectivamente. 

Biblioteca Central
Por enquanto, a Biblioteca Central, localizada no prédio da Reitoria, não está realizando empréstimos presenciais, ou seja, os livros físicos não estão sendo disponibilizados aos usuários. Os estudantes e pesquisadores, porém, podem contar com o acervo digital da Biblioteca

Quem está de posse de livro emprestado pela Biblioteca Central e precisa devolvê-lo deve agendar previamente a entrega, por meio do WhatsApp (32) 2102-3751, do endereço eletrônico secretaria.cdc@ufjf.edu.br, e do “Jivochat”, disponível na página da Biblioteca. As eventuais multas por atraso na devolução dos volumes estão sendo geradas através de Guia de Recolhimento da União (GRU).

Serviços mais específicos, como auxílio à padronização de trabalhos acadêmicos, estão sendo feitos de forma remota, através de e-mail e webconferência.

Secretarias e coordenações de curso
Cada unidade acadêmica ou administrativa está elaborando seu próprio plano de atividades, levando em consideração as especificidades espaciais de cada prédio, como salas, laboratórios, bibliotecas e banheiros, dentre outros; porém, sempre obedecendo às normativas contidas nos protocolos de biossegurança. 

A orientação é que os estudantes entrem em contato com as coordenações de curso para obter essas informações e que também leiam a Resolução nº 33/2020 do Consu, que aponta as condições excepcionais para o período de pandemia.