Espaço vai concentrar atividades dos cursos de saúde da UFJF-GV. (Foto: Gabriella Ramos)

Professores, gestores, profissionais e estudantes do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) inauguraram, nesta segunda (18), o novo prédio do Departamento de Ciências Básicas da Vida (DCBV). A cerimônia contou com a participação do reitor da Universidade, prof. Marcus David, que na ocasião conheceu as instalações, salas de aula, laboratórios e espaços de práticas físicas, que também vão concentrar as atividades do curso de Fisioterapia da Instituição.

“As universidades públicas têm papel de transformar as regiões onde estão inseridas, e sua função representa mais do que formar profissionais: elas promovem conhecimentos, fazem projetos sociais na comunidade, disseminam cultura, transformam ciência, tecnologia e informação para empresas através de novos produtos e processos. A UFJF proporciona crescimento econômico e social para a cidade, e Governador Valadares vive essa realidade. A inauguração de hoje representa a possibilidade de conseguirmos consolidar nesse projeto mais um vetor de crescimento e desenvolvimento para a região”, destacou David.

Reitor da UFJF destacou importância do imóvel para o trabalho da Instituição. (Foto: Gabriella Ramos)

Na ocasião, o reitor enfatizou também o mérito da gestão anterior do campus, que deu início ao projeto. “Temos plena clareza dos grandes desafios de uma estrutura como essa, então quero parabenizar a equipe de GV, registrar o trabalho da gestão do professor Peterson Andrade na construção desse projeto e o da atual gestão na concretização dessa estrutura. O trabalho de vocês liderando essa equipe dedicada é o que viabilizou essa conquista de hoje”.

O diretor da UFJF-GV comentou a importância da autonomia da Universidade no novo espaço. (Foto: Gabriella Ramos)

Em sua fala, o diretor-geral da UFJF-GV, prof. Ângelo Denadai, destacou a inauguração como um marco histórico para o campus: “a partir de agora, temos um espaço próprio para o desenvolvimento das nossas atividades acadêmicas, sem depender de instituições parceiras para estabelecer horários e promover atividades. Aqui não são apenas salas de aulas, são também espaços laboratoriais, com acessibilidade, estrutura hidráulica, elétrica, e de esgoto”.

Ainda de acordo com o Denadai, as perspectivas de ganhos para estudantes, docentes e técnico-administrativos são enormes. “Temos um espaço que representa nossa marca, representa a Universidade em Governador Valadares; esperamos que esse seja o primeiro de muitos outros momentos de inauguração que pretendemos ter daqui em diante. Cada bandeira dessa vai fazer com que a Universidade se faça presente e instale sua marca na comunidade valadarense”, finalizou.

A inauguração foi comemorada também pelo chefe do DCBV, professor Fábio Pieri, que reforçou a importância do espaço para a formação acadêmica dos estudantes. “Quando as aulas presenciais retornarem, vão passar pelo espaço cerca de mil estudantes. Nesse prédio, construiremos a formação de educadores físicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, cirurgiões dentistas e médicos do campus Governador Valadares. Com a estrutura dos laboratórios e salas de aula aqui presentes, poderemos garantir melhores condições de aprendizado e realização de atividades das disciplinas dos cursos”.

A inauguração do DCBV ocorreu no início da noite, período emblemático para professores e estudantes do campus GV, que rotineiramente precisam reagendar as atividades realizadas em instituições parceiras, devido ao compartilhamento do espaço físico. Em sua fala, o professor e gestor do contrato do imóvel, Luiz Gonzaga da Silva Júnior, relatou a importância da autonomia da UFJF-GV na condução do espaço: “Nossos contratos de locação de imóveis delimitavam (e ainda hoje delimitam, em alguns locais) o horário de utilização até as 17h. Atividades de natureza perene, como pesquisa, ou até mesmo reuniões eram impossibilitadas. Além disso, em alguns laboratórios, os equipamentos tinham que ser montados e desmontados antes e após cada aula, acarretando perda de tempo e redução da vida útil dos equipamentos. Na Unidade São Pedro, com a exclusividade de utilização do espaço, todos esses problemas são solucionados”.

Espaço permite estrutura para atividades acadêmicas 

A conquista do espaço próprio foi comemorada também pela estudante do 3º período de Farmácia e representante do Diretório Acadêmico, Rebeca Dias. “Acho muito importante a autonomia que vamos ter para as atividades, já que há um certo desconforto em ficar num local que não pertence a nós. Chegamos a ter que mudar horários de atividade por conta da restrição do espaço. Algumas vezes, é necessário utilizar no período da noite, e até para estudar, já que a biblioteca tem limite de horário. Além disso, especialmente por estarmos em período de pandemia, vai ser importante ter um espaço amplo quando voltarmos”, destacou.

Com área de 3.946,08m², o imóvel do DCBV conta com oito salas de aula, das quais três com capacidade para 60 alunos e cinco com capacidade para 45 alunos; nove laboratórios de ensino; dois ambientes para setores administrativos; uma sala para os professores e um almoxarifado. Para o funcionamento adequado destes ambientes, há ainda os espaços de apoio, como: salas para vigia/porteiro e para o Núcleo de Tecnologia da Informação; depósito de material de limpeza; abrigos para resíduos sólidos; área de convivência externa; além de quatro banheiros masculino e feminino, sendo dois para pessoas com deficiência.

Participaram também da cerimônia o vice-diretor-geral da UFJF-GV, Alex Sander de Moura; o chefe do departamento de Fisioterapia, Rafael Rezende; o secretário-geral da UFJF, Edson Faria; a pró-reitora adjunta de graduação, Beatriz Farah; a pró-reitora de gestão de pessoas, Renata Faria; a pró-reitora adjunta de infraestrutura, Janezete Marques; a gerente de graduação, Angélica Cotta; o diretor do Instituto de Ciências da Vida, Leandro Cardoso, e a representante dos técnico-administrativos em educação, Isadora Camargos.

O DCBV fica localizado à Avenida Moacir Paleta, nº 1167, no bairro São Pedro.